Coimbra  22 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Gastronomia, artesanato e animação atraem à Ribeira de Frades

22 de Junho 2018

A partir de hoje e até ao próximo domingo (25), todos os caminhos vão dar ao Rossio da Ribeira de Frades, em Coimbra, onde decorre XXV Movimento Cultural e a XIV Mostra Gastronómica e de Artesanato.

Também conhecido como as “Tasquinhas da Ribeira”, o certame junta, no mesmo espaço o melhor da gastronomia, do artesanato e da animação, numa festa da e para a União de Freguesias (UF), mas que já atrai visitantes de toda a cidade.

No total vão marcar presença 25 expositores, “sobretudo da freguesia”, que irão ocupar todo o largo.

“As tasquinhas da Ribeira, assim como as de S. Martinho do Bispo, já estão na moda e temos sempre muita gente a participar. Há muitas pessoas que vão passear, assistir aos espectáculos e petiscar”, afirma Jorge Veloso, presidente da UF.

À semelhança da Semana Cultural de S. Martinho, que terminou no passado dia 10 de Junho e sempre com muitos visitantes, também as “Tasquinhas da Ribeira” pretendem “proporcionar fonte de receita às colectividades locais, além do convívio e intercâmbio cultural entre os vários grupos e, principalmente, aos residentes da UF”, explica o autarca, reforçando que o objectivo é oferecer “momentos de alegria a todos”, pelo que “a adesão tem sido boa e a organização está satisfeita”.

Para Jorge Veloso, o objectivo para estes dois certames independentes, realizados nas duas localidades, passa por poder juntá-los num só, algo que só será exequível quando o espaço da ‘Feira dos 7 e 23’ estiver reabilitado e “devidamente infraestruturado para receber uma organização destas”.

Cartaz de animação apelativo

Durante três dias a música, aliada à gastronomia, serão a melhor companhia para dias e noites que se avizinham quentes, pelo que o cartaz do certame foi pensado de forma a agradar a todos os gostos.

Em destaque estão os concertos da banda ICE (hoje, pelas 23h00), do grupo “2 Vikings” (amanhã, às 21h00 e às 23h30), que será intercalado com o espectáculo “Tricana”, da cantora da freguesia Ana Leão (22h00).

No domingo (24), pelas 21h00, é a vez do grupo IRA subir ao palco do Rossio da Ribeira de Frades.

Sendo a animação musical uma constante, o evento vai também contar com as actuações dos gaiteiros “Boinas Pretas”, do grupo de concertinas “Foles e Cantorias de Santa Clara” e do grupo “Lyryus”.

Jorge Veloso realça um programa “de animação constante”, com muitos “motivos para as pessoas virem, porque com certeza serão bem recebidas”, num evento que tem entrada livre.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com