Coimbra  6 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Gastronomia, artesanato e animação atraem à Ribeira de Frades

22 de Junho 2018 Jornal Campeão: Gastronomia, artesanato e animação atraem à Ribeira de Frades

A partir de hoje e até ao próximo domingo (25), todos os caminhos vão dar ao Rossio da Ribeira de Frades, em Coimbra, onde decorre XXV Movimento Cultural e a XIV Mostra Gastronómica e de Artesanato.

Também conhecido como as “Tasquinhas da Ribeira”, o certame junta, no mesmo espaço o melhor da gastronomia, do artesanato e da animação, numa festa da e para a União de Freguesias (UF), mas que já atrai visitantes de toda a cidade.

No total vão marcar presença 25 expositores, “sobretudo da freguesia”, que irão ocupar todo o largo.

“As tasquinhas da Ribeira, assim como as de S. Martinho do Bispo, já estão na moda e temos sempre muita gente a participar. Há muitas pessoas que vão passear, assistir aos espectáculos e petiscar”, afirma Jorge Veloso, presidente da UF.

À semelhança da Semana Cultural de S. Martinho, que terminou no passado dia 10 de Junho e sempre com muitos visitantes, também as “Tasquinhas da Ribeira” pretendem “proporcionar fonte de receita às colectividades locais, além do convívio e intercâmbio cultural entre os vários grupos e, principalmente, aos residentes da UF”, explica o autarca, reforçando que o objectivo é oferecer “momentos de alegria a todos”, pelo que “a adesão tem sido boa e a organização está satisfeita”.

Para Jorge Veloso, o objectivo para estes dois certames independentes, realizados nas duas localidades, passa por poder juntá-los num só, algo que só será exequível quando o espaço da ‘Feira dos 7 e 23’ estiver reabilitado e “devidamente infraestruturado para receber uma organização destas”.

Cartaz de animação apelativo

Durante três dias a música, aliada à gastronomia, serão a melhor companhia para dias e noites que se avizinham quentes, pelo que o cartaz do certame foi pensado de forma a agradar a todos os gostos.

Em destaque estão os concertos da banda ICE (hoje, pelas 23h00), do grupo “2 Vikings” (amanhã, às 21h00 e às 23h30), que será intercalado com o espectáculo “Tricana”, da cantora da freguesia Ana Leão (22h00).

No domingo (24), pelas 21h00, é a vez do grupo IRA subir ao palco do Rossio da Ribeira de Frades.

Sendo a animação musical uma constante, o evento vai também contar com as actuações dos gaiteiros “Boinas Pretas”, do grupo de concertinas “Foles e Cantorias de Santa Clara” e do grupo “Lyryus”.

Jorge Veloso realça um programa “de animação constante”, com muitos “motivos para as pessoas virem, porque com certeza serão bem recebidas”, num evento que tem entrada livre.