Coimbra  19 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Galeria Almedina com exposição “Missão Sem Título”

7 de Abril 2022 Jornal Campeão: Galeria Almedina com exposição “Missão Sem Título”

A segunda edição da exposição “Missão Sem Título” pode ser visitada na Galeria Almedina do Edifício Chiado – Museu Municipal de Coimbra, até 24 de Abril. Uma mostra que resulta de um projecto municipal de mediação online, dirigido ao público infanto-juvenil e escolar, tendo em vista a exploração da colecção Telo de Morais.

A segunda edição do projecto de mediação online “Missão Sem Título” vai contar com a participação de alunos do Agrupamento de Escolas da Lousã (Escolas Básicas n.º 1 e 2) e do Agrupamento de Escolas de S. João da Talha – Lisboa (Escola Básica de Vale Figueira).

A iniciativa contempla oito registos vídeo, com oito diferentes propostas de missões assumidas pelos mais jovens, tendo como objectivo a descoberta da Colecção Telo de Morais apresentada no núcleo do Museu Municipal instalado no Edifício Chiado. Esta segunda edição da exposição reúne os trabalhos de 145 jovens, criados no âmbito das missões e desafios que lhes foram sendo atribuídos entre Janeiro e Março.

No presente ano lectivo – tendo em conta o êxito da primeira edição do projecto, que ocorreu durante a pandemia e cujos trabalhos foram apresentados na Galeria Almedina, no período de Maio a Junho de 2021 – a autarquia disponibilizou uma segunda edição, que foi sendo desenvolvida pelas crianças e jovens, em contexto escolar, entre os meses de Janeiro e Março do ano em curso.

Na “Missão Sem Título”, os participantes tornam-se agentes secretos à descoberta dos acervos da Colecção Telo de Morais, com orientação dos professores envolvidos no projecto, potenciando, desta forma, as matérias curriculares leccionadas. O projecto constitui-se como um apelo à imaginação e à criatividade dos alunos, bem como à aplicação e aquisição de conhecimentos, envolvendo também as famílias, numa articulação interdisciplinar, de acordo com os desafios de cada missão.

A exposição, de entrada livre, estará patente até ao dia 24 de Abril, podendo ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, ao sábado e domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 sendo que o acesso à Galeria Almedina é feito pelo Edifício Chiado (rua Ferreira Borges).