Coimbra  15 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Gala da APPACDM Coimbra dedicada ao ambiente acontece hoje

16 de Maio 2023 Jornal Campeão: Gala da APPACDM Coimbra dedicada ao ambiente acontece hoje

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) Coimbra realiza, hoje, a sua XI Gala, às 21h00, no Teatro Académico Gil Vicente. O espectáculo intitulado “Um mundo de tudo – querias ou crias?” certamente surpreenderá.

“Apreciamos os cidadãos de Coimbra. Num mês tão repleto de eventos, como tem sido Maio, a nossa gala está a ser muito procurada. O Teatro Académico Gil Vicente está quase lotado. É muito gratificante sentir a grande quantidade de pessoas que a associação mobiliza diariamente e que, neste momento, fazem questão de estar ao nosso lado”, afirma Helena Albuquerque, presidente da APPACDM Coimbra.

Na sua opinião, o fato de os clientes da instituição abordarem um tema tão complexo e desafiador como o ambiente “demonstra, mais uma vez, como são cidadãos de pleno direito que sonham, assim como todos nós, com um mundo menos poluído, onde o cuidado com o ambiente surge como uma premissa fundamental para a aceitação da diversidade em todas as suas formas”.

O espectáculo “Um mundo de tudo – querias ou crias?” combina diferentes formas de expressão artística, como música, dança e teatro, ao mesmo tempo em que alerta para a temática sensível e urgente do meio ambiente. “Mostrar as capacidades das pessoas com deficiência intelectual dignificando a sua imagem é um dos objectivos mais importantes desta gala”, reforça Helena Albuquerque.

Os problemas ambientais exigem respostas integradas. “Construir um mundo melhor” é uma expressão amplamente utilizada ao longo do tempo por ambientalistas, filósofos, políticos e por cada um de nós, por todos que desejam deixar um mundo melhor para as gerações futuras.

Para construir esse mundo melhor tão almejado, teremos que corrigir os danos já causados ou, pelo menos, minimizá-los com mais acções do que palavras. E só teremos um mundo melhor se educarmos e criarmos pessoas melhores. O futuro está nas mãos de todos. Eu quero, mas será que crio? Essa é a questão fundamental que o espectáculo da APPACDM Coimbra coloca.