Coimbra  20 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Gaiteiros e artesanato dão vida a São Paulo de Frades

15 de Maio 2023 Jornal Campeão: Gaiteiros e artesanato dão vida a São Paulo de Frades

No próximo fim-de-semana (20 e 21), a União de Freguesias (UF) de Eiras e São Paulo de Frades promove a 4.ª Feira de Artesanato e o 5.º Encontro de Gaiteiros.

Este ano, o certame troca de palco e vai-se realizar no Largo de São Paulo de Frades. Nos anos anteriores sempre se realizou no Terreiro da Fonte em Eiras, mas o executivo da UF e a Comissão organizadora consideraram alterar a localização para “dinamizar mais São Paulo de Frades”. “Temos uma Comissão bastante dinâmica e confiando nela pensamos que podíamos dinamizar um bocadinho mais este espaço, não centralizando tudo em Eiras”, afirmou Luís Correia, presidente da UF, durante a apresentação do cartaz que decorreu na manhã desta segunda-feira.

O evento conta com 40 expositores, entre os quais terá várias associações e a comissão de pais das duas escolas envolventes das freguesias. Produtos biológicos, licores, costura criativa, cortiças, bijuteria, entre outros, são alguns dos produtos que vão estar em mostra ao longo dos dois dias.

O autarca espera ultrapassar as expectativas do ano passado, que segundo o mesmo ficou aquém. “Acredito que com a animação e os grupos que temos este ano vai ser um sucesso”, referiu.

Para além do artesanato, os comes e bebes não faltarão. Caldo verde e porco no especto fará parte do menu disponível para almoços e jantares. Também a música, workshops e até desfile de moda fazem parte do cartaz deste ano.

O domingo é dedicado aos gateiros que virão de Norte a Sul de Portugal. Serão cerca 14 grupos – com cerca de 70 músicas -, que vão percorrer as ruas da freguesia. Os grupos convidados são: Só-pra-qui Ciprigaitas; Migalhó; Unidos da Serra; Pé d’Cepa; Patos Bravos

Nova Geração; Amigos do Mondego; Quiaenses; Tocandando; Associação Sons do Mondego; Os 3 Patinhos; Barrafão.

Programa

Dia 20

10h30 – Abertura da feira

11h30 – Workshop cartonagem

14h30 – Workshop macramé

16h00 – Fados com grupo Fado Infinito

17h30 – Actuação dos cavaquinhos giroflé

18h30 – Mostra etnográfica de canto e danças representativas da região

20h00 – Desfile de moda

21h30 – Actuação dos duos R Music e Duo aliança

24h00 – DJ Toninho

Dia 21

9h00 – Abertura da feira e recepção dos grupos convidados

10h00 – Arruada pelas ruas da freguesia

13h00 – Almoço convívio

15h00 – Actuação de palco

19h00 – Entrega de lembranças

21h00 – Encerramento da feira