Coimbra  26 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Futebol: Final da Taça lembrada para evocação da Académica

13 de Dezembro 2017

A presença da Académica na final de 1969 da Taça de Portugal em futebol foi lembrada, hoje, por Mário Campos, para sugerir que o feito seja perpetuado através da toponímia de Coimbra.

Além da componente desportiva, o acontecimento está associado à “força do futebol” ao serviço da luta estudantil levada a cabo no âmbito da “Crise académica” de 1969, vincou o médico, ex-jogador, por ocasião de uma recepção proporcionada pelo presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, ao Núcleo de Veteranos da Briosa.

O antigo futebolista sugeriu que, em 2019, o 50º. aniversário da sobredita final seja assinalado em Coimbra.

Num gracejo, Manuel Machado reconheceu que “nem [sequer] é necessária” a construção de mais uma rotunda para perpetuar a efeméride através da toponímia.

António Marques, outro ex-jogador, acentuou que a ida da Académica ao Jamor, em 1969, traduziu-se num “gigantesco comício”, que consistiu em advertência ao regime de Américo Tomaz e de Marcelo Caetano.

Segundo Mário Campos, o constitucionalista Joaquim Gomes Canotilho comunga da opinião que a Académica merece ser reconhecida como Património da Humanidade da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

Manuel Machado felicitou o Núcleo de Veteranos da Briosa, liderado por Frederico Valido, fazendo notar ser também graças a ele que perdura “a memória” inerente à História da Académica.

“Mais do que uma escola de futebol”, a AAC e a AAC/OAF têm sido “uma escola de formação para a vida”, disse o autarca, em cujo ponto de vista a Briosa representa “um valor de Coimbra, digno de prosseguir”.

Frederico Valido (a segunda pessoa a figurar na foto) – acompanhado de Vítor Fernandes (o Brasfemes), António Marques, Pedro Roxo (presidente da AAC/OAF) e Mário Campos – ofereceu a Manuel Machado dois livros, um sobre os troféus desportivos conquistados pela Académica e outro alusivo aos futebolistas da Briosa que representaram a Selecção Portuguesa.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com