Coimbra  13 de Agosto de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Futebol feminino: Clube Condeixa sobe à 1.ª Divisão

6 de Maio 2020 Jornal Campeão: Futebol feminino: Clube Condeixa sobe à 1.ª Divisão

O Clube Condeixa vai disputar na próxima época a 1.ª divisão nacional de futebol feminino, por ser um dos vencedores de série no segundo escalão, nesta época entretanto interrompida.

A Federação Portuguesa de Futebol informou, hoje, que vai reformular o principal escalão (Liga BPI), promovendo a subida de divisão das equipas vencedoras de série na 2.ª divisão, que disputavam a fase de subida quando o campeonato foi cancelado devido à pandemia.

“A Direcção da FPF, em linha com o pensamento das instâncias internacionais de futebol, entende que será expectável que o impacto da pandemia Covid-19 possa ser significativamente maior sobre sectores em desenvolvimento. No futebol, este é sem dúvida o caso do futebol feminino”, afirma a federação em comunicado, salientando que “numa fase particularmente crítica em que está em risco o que foi conseguido no sector nos últimos cinco anos, seria importante que a FPF conseguisse auxiliar mais clubes como forma de manter o número de praticantes e a competitividade da prova e das selecções nacionais”.

A FPF iniciou, na época passada, um programa de apoio aos clubes da Liga BPI que “visa contribuir para a sustentação e crescimento através do incentivo a melhores recursos humanos nos clubes com equipas femininas”.

A federação decidiu, assim, aumentar a Liga BPI de 12 para 20 clubes, o que “permitirá apoiar directamente quase o dobro das jogadoras portuguesas, muitas delas activas em selecções nacionais de diferentes escalões”.

Aos clubes que esta época disputaram a primeira divisão vão juntar-se, na próxima temporada, os oito vencedores de série do Campeonato da II Divisão Nacional Feminino, entre eles o Clube Condeixa.

A formação orientada por José Sobral venceu a série E, com vitórias em todos os 14 jogos disputados, com o impressionante pecúlio de 141 golos marcados e apenas um sofrido.

O Clube Condeixa iniciou a prática do futebol feminino na época 2015/2016, no segundo escalão nacional, tendo nas últimas três temporadas disputados a fase de subida à 1.ª divisão.

Nas últimas duas épocas, a aposta no projecto foi reforçada, com o apetrechamento do plantel e a entrada na estrutura do ‘team manager’ Vítor Melo. O objectivo passava por subir à Liga BPI até 2020.

Jornal Terras de Sicó