Coimbra  25 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Futebol: Feitos da Académica comemorados a 30 de Março

6 de Março 2019

O 80º. aniversário da primeira conquista da Taça de Portugal em futebol pela Académica de Coimbra e a presença da Briosa na final de 1969 vão ser comemorados a 30 de Março.

Em 1939, a então Secção de Futebol da Associação Académica conquistou o primeiro troféu em disputa correspondente à Taça de Portugal, batendo o Benfica, e, em 2012, o Organismo Autónomo de Futebol da AAC arrebatou o segundo, ao superiorizar-se ao Sporting.

Volvidos 30 anos sobre a primeira proeza da Briosa, o emblema conimbricense perdeu frente ao Benfica, após prolongamento, encontrando-se vivos, felizmente, alguns dos futebolistas que pisaram o relvado do Jamor (Estádio Nacional).

A final da Taça disputada em 1969 ficou associada à “Crise académica” daquele ano e a participação da AAC consistiu numa advertência ao regime político então vigente.

Futebolistas de há 50 anos vão ser homenageados, no Estádio Cidade de Coimbra, e, por ocasião do evento, irão ser entregues emblemas de platina, ouro e prata aos associados com 75, 50 e 25 anos de filiação ininterrupta na Briosa.

Os sócios com direito a emblema devem inscrever-se, enviando uma mensagem, via correio electrónico (protocolo@academica-oaf.pt), ou, presencialmente, na loja oficial da Académica (Estádio Cidade de Coimbra), até 15 de Março.

As inscrições para o almoço de homenagem aos finalistas encontram-se abertas até 22 de Março.

Segundo o livro “Académica – História do futebol”, da autoria de João Santana e João Mesquita (falecido), a final de 1969 foi disputada por Viegas, Gervásio (falecido), Vieira Nunes, José Belo, Marques, Rui Rodrigues, Vítor Campos (falecido), Nene (falecido), Mário Campos, Manuel António, Fernando Peres (falecido), Rocha e Serafim (falecido).

Em 1939, a equipa da Briosa era treinada por Albano Paulo; em 1969, por Francisco Andrade; em 2012, por Pedro Emanuel.

O brioso «onze» de há 80 anos era composto por Tibério, José Maria Antunes, César Machado, Portugal, Faustino, Octaviano, Manuel da Costa, Alberto Gomes, Arnaldo Carneiro, Nini e Pimenta.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com