Coimbra  26 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Fundação Oceano Azul desafia a limpar lixo marinho

1 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Fundação Oceano Azul desafia a limpar lixo marinho

A Fundação Oceano Azul está a desafiar organizações portuguesas dedicadas ao combate do lixo marinho, a assinalarem em conjunto o Dia internacional de Limpeza Costeira, através de acções que deverão decorrer entre os dias 19 e 27 de Setembro de 2020.

Este desafio incide sobre praias, linha costeira, margens de cursos de água e, pela primeira vez, no fundo marinho e pretende mobilizar de novo a sociedade civil e o público em geral para o problema do lixo no mar e para a necessidade de maior protecção do oceano.

Em parceria com o “Projecto Quando +1 é = -1”, os centros de mergulho nacionais foram convidados a juntarem-se à iniciativa para celebrar este dia.

Em 2019, com esta acção foram recolhidas 13 toneladas de lixo marinho em 64 acções de limpeza costeira, as quais envolveram mais de 2300 voluntários e 100 organizações, tendo sido limpos 80 quilómetros da costa portuguesa.

As organizações que pretendam aderir à iniciativa podem registar as suas acções de limpeza no website da Fundação Oceano Azul (https://www.oceanoazulfoundation.org/pt-pt/dia-internacional-de-limpeza-costeira-2020/), onde também os cidadãos encontram a informação necessária para se juntarem nesta recolha de âmbito nacional.

O lixo marinho é um dos maiores problemas ambientais do planeta e o envolvimento destas organizações e dos seus voluntários são um contributo importante para o seu combate.