Coimbra  13 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Fundação AstraZeneca abre candidaturas para Prémio FAZ Ciência em Oncologia

6 de Março 2024 Jornal Campeão: Fundação AstraZeneca abre candidaturas para Prémio FAZ Ciência em Oncologia

A Fundação AstraZeneca (FAZ) anunciou a abertura das candidaturas para a 6.ª edição do “Prémio FAZ Ciência”, que visa reconhecer o melhor projecto de investigação translacional em Oncologia desenvolvido em território nacional.

Com uma bolsa que varia entre os cinco e os trinta e cinco mil euros, o valor será determinado pela Comissão de Avaliação, que analisará as propostas submetidas. Destaca-se que mais do que um projecto poderá ser laureado nesta edição.

Maria do Céu Machado, presidente da Fundação AstraZeneca, salientou a importância do apoio à investigação científica, afirmando que “os contributos resultantes são fundamentais para os doentes e profissionais de saúde, e reflectem a missão da Fundação AstraZeneca”. Mantendo a tradição das edições anteriores, a área de Oncologia foi novamente escolhida como prioritária, proporcionando uma oportunidade para destacar a excelência da investigação em Portugal, sobretudo no que diz respeito a novas terapêuticas, técnicas de diagnóstico e prevenção.

Os projectos candidatos ao Prémio “FAZ Ciência” serão avaliados por uma Comissão composta por cinco especialistas nacionais de renome na área da Oncologia. Entre eles estão Bruno Silva-Santos, vice-director do Instituto de Medicina Molecular (iMM Lisboa) e professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; José Carlos Machado, vice-presidente do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup) e professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; José Pedro Carda, hematologista no Hospital da Luz, em Lisboa, e Clínica da Luz, em Odivelas, e assistente convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Católica; Luís Costa, chefe do Departamento de Oncologia do Hospital de Santa Maria e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; Maria-João Cardoso, coordenadora da Equipa Cirúrgica da Unidade de Mama da Fundação Champalimaud e professora associada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

As candidaturas devem ser submetidas por email para premiofazciencia@astrazeneca.com até ao dia 31 de Março de 2024. O regulamento completo está disponível na página oficial da Fundação AstraZeneca, em www.astrazeneca.pt. A entrega do prémio está agendada para Julho de 2024.