“Direitos e transparência” é o tema de um debate a realizar, quarta-feira (14), pelas 18h30, em Coimbra, na Casa Dignidade (rua do Brasil, nº. 04).
Promovido pela Fundação ADFP, o evento tem como oradores Paulo Morais (ex-candidato à Presidência da República e antigo autarca), Mário Frota (jurista) e Jaime Ramos (médico).
O debate integra-se nos objectivos da Casa Dignidade, vocacionada para apoio a pessoas em situação de sem-abrigo, onde funciona a iniciativa “comer com tecto”, tida como primeira resposta integrada no âmbito do projecto “Sem-abrigo zero”.
Para a Fundação – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, “os (as) sem-abrigo são pessoa como as outras, com direitos”. “É nosso dever promover a integração delas, combater a exclusão e instalar a dignidade inerente à cidadania e à condição humana”, adverte e instituição.
O objectivo do evento consiste em debater a temática de “Direitos e transparência” na “perspectiva alargada da cidade e de todos os cidadãos”, assinala Jaime Ramos, presidente da ADFP.
A Fundação trabalha, há perto de 30 anos, com pessoas das mais excluídas da sociedade e que enfrentam situações de menor respeito pelos seus direitos como são os doentes mentais, os refugiados de situações de guerra e cidadãos em situação de sem-abrigo.