Coimbra  16 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Funcionários aposentados de Cantanhede celebram Natal em convívio

30 de Dezembro 2023 Jornal Campeão: Funcionários aposentados de Cantanhede celebram Natal em convívio

Cerca de oito dezenas de funcionários aposentados reuniram-se na quinta-feira, 28 de Dezembro, no já tradicional convívio de Natal com a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio.

O evento teve início com a celebração de uma missa em sufrágio dos funcionários já falecidos, na Igreja Matriz de Cantanhede. Após a cerimónia religiosa, os participantes dirigiram-se ao salão nobre para a recepção, que contou com a presença do vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, e dos vereadores Adérito Machado e Célia Simões.

Helena Teodósio, ao dirigir-se aos antigos funcionários do Município, expressou profundo agradecimento pela dedicação ao serviço público enquanto estiveram no activo. A edil apelou ao “inequívoco sentido cívico de cada um”, destacando a importância do contributo dos presentes na construção de um concelho próspero. “Contamos com o vosso contributo na construção de um concelho próspero, por isso temos todo o gosto em partilhar convosco o que estamos a fazer, mas também temos interesse em contar com a vossa experiência, em ouvir as vossas ideias e conselhos”, afirmou.

Durante a sessão, Helena Teodósio partilhou informações sobre os projectos em curso e as respectivas candidaturas a fundos comunitários. Destacou o impacto das guerras e a transferência de competências do Estado Central para a Câmara Municipal. A autarca detalhou também o processo na área da Saúde, no qual a autarquia deu luz verde após uma maratona negocial com o Ministério da tutela.

A apresentação prosseguiu com a Divisão de Estudos e Projectos da autarquia, que detalhou dois projectos emblemáticos: a requalificação urbana da marginal da Praia da Tocha e a criação do Museu Mário Silva, na vila da Tocha. O primeiro visa optimizar as condições de circulação e estadia dos peões na marginal, potenciando a aptidão lúdica e ambiental da área junto ao mar. O segundo, dedicado ao artista plástico Mário Silva, visa criar um espaço cultural na Avenida D. João Garcia Bacelar, honrando o valioso legado do artista em diversas formas artísticas.

O encontro culminou com um lanche, proporcionando momentos de convívio entre os funcionários aposentados e os representantes da autarquia.