Coimbra  19 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Freguesias voltam a atrair a Arganil para mostrar o que de melhor têm

7 de Junho 2019

A 14.ª edição da Feira das Freguesias de Arganil e Mostra Gastronómica voltam a animar o concelho, as suas gentes, potenciando a sua gastronomia e cultura a quem, entre amanhã (07) e segunda-feira (10), for até Arganil.

Como habitualmente é o melhor das 14 freguesias ou uniões de freguesia que está em evidência durante estes dias, celebrando assim e dando a conhecer as tradições e raízes da Beira Serra, naquele que é já um dos eventos mais importantes realizados no concelho.

No certame estão, como habitualmente, representadas todas as 14 freguesias ou uniões de freguesia do concelho (Arganil; São Martinho da Cortiça; Pombeiro da Beira; Sarzedo; Celavisa; Cepos e Teixeira; Folques; Secarias; Coja e Barril de Alva; Vila Cova de Alva e Anceriz; Cerdeira e Moura da Serra; Benfeita; Pomares e Piódão), que trazem as suas colectividades e associações, mostrando o que são e o trabalho que desenvolvem, em dias de festa e convívio que atraem sempre milhares de pessoas.

A chanfana, o bucho recheado, o cabrito ‘à serrana’, a tigelada e as famosas secarias são algumas das iguarias que estarão aos dispor dos comensais para serem provadas e aprovadas nas tasquinhas localizadas na praça de Simões Dias, Fonte de Amandos e ruas limítrofes.

A par da gastronomia, também a componente cultural estará em destaque por estes dias, com relevo para o folclore, a dança, o teatro, a música e o artesanato.

O programa é vasto e apelativo para várias idades, uma forma de continuar a chamar público ao certame, sejam arganilenses ou visitantes de toda a região.

Da programação destaca-se a inauguração da Feira das Freguesias – 14.ª Mostra Gastronómica, amanhã (07), a partir das 19h00, um momento que contará com a participação especial da “Prima Tocata de Pombeiro da Beira”.

No sábado (08), a programação será preenchida com muita música, a cargo de vários ranchos folclóricos, tunas e filarmónicas, sublinhando-se, neste dia, a apresentação do projecto “Tradições de Cá”.

Já no domingo (09), estará em destaque a dança, com vários grupos etnográficos e de danças e cantares, bem como a habitual divulgação e entrega dos prémios aos vencedores do “Concurso Gastronómico Feira das Freguesias 2019”.

A terminar este dia, actua o grupo Cherry On Top, na praça de Simões Dias, pelas 22h30.

A festa segue na segunda-feira (10), com a Associação Filarmónica Barrilense, o Rancho Folclórico Flores do Casal de São João e o grupo de concertinas “Sons e Suadelas”, que encerrará mais uma edição da Feira das Freguesias.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com