Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Freguesias de Santa Clara e de Brasfemes recebem 130 mil euros para obras

8 de Maio 2023 Jornal Campeão: Freguesias de Santa Clara e de Brasfemes recebem 130 mil euros para obras

Os contratos para obras a efecuar pela Freguesia de Brasfemes e pela União das Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas foram aprovados, esta segunda-feira, pela Câmara de Coimbra.

Em Brasfemes, vai intervir-se em parte da rua da Infesta, pelo valor de 37.267 euros e, em Santa Clara e Castelo Viegas vai pavimentar-se a Travessa António Menano, em Banhos Secos, por 10 mil euros, e ainda requalificar-se a rua Augusto Matos, em Santa Clara, por 86.508 euros.

A intervenção em Brasfemes vai decorrer no troço da Rua da Infesta, entre a moradia 35 e a Rua Azinhaga Comprida, numa extensão de cerca de 340 metros. O pavimento, actualmente, está em “tout-venant” e irregular. A intervenção, orçada em 37.267 euros, visa a regularização das cotas do pavimento em “tout-venant”, aplicação de uma camada de desgaste em betão betuminoso com características de desgaste e construção de valetas em betão.

Por sua vez, na União das Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas foram contratualizadas duas obras, num total de 96.508.

Em relação à pavimentação da Travessa António Menano, em Banhos Secos, com uma extensão cerca de 95 metros, desde o entroncamento com a Rua António Menano até à última moradia da Travessa, o pavimento, actualmente, encontra-se, na sua maioria, em “tout-venant” e irregular, não tendo os moradores condições de circulação para aceder às propriedades. A intervenção visa a regularização das cotas do pavimento em “tout-venant” e aplicação de uma camada de desgaste em betão betuminoso com características de desgaste. A obra está orçada em 10 mil euros.

Quanto à requalificação da Rua Augusto Matos, em Santa Clara, a intervenção consiste na reconfiguração e na alteração da materialização dos passeios, garantindo o conforto, segurança e mobilidade dos peões, dotando-se a rua de um aspecto mais urbano. De referir que a Rua Augusto Matos tem passeios em ambos os lados da via, desde o entroncamento com a Rua José Almeida Baldino até aos prédios com os números 176 e 177, numa extensão aproximada 298 metros. Esta intervenção tem um custo previsto de 86.508.

A Câmara de Coimbra recorda que, na reunião do Executivo de 11 de Abril, aprovou os Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências, referentes a este ano, com cinco freguesias (Freguesia de São Silvestre, a União das Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, a Freguesia de Santo António dos Olivais, a Freguesia de Cernache e a União das Freguesias de Antuzede e Vil de Matos) para a realização de obras no valor de 515.960 euros.

Na reunião de Câmara de 28 de Março foram aprovados os Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências para o corrente ano com seis freguesias – UF de Assafarge e Antanhol, UF de São Martinho de Árvore e Lamarosa, Freguesia de Almalaguês, Freguesia de Torres do Mondego, Freguesia de Ceira e UF de Trouxemil e Torre de Vilela – para a execução de obras, no valor, global, de 316.192 euros.