Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Freguesia de Moinhos da Gândara conquista primeiro lugar do concurso de arroz-doce

2 de Março 2024 Jornal Campeão: Freguesia de Moinhos da Gândara conquista primeiro lugar do concurso de arroz-doce

Hoje, dia 2 de Março, o Mercado Municipal Engenheiro Silva foi o palco da primeira edição do Concurso Gastronómico do Arroz-Doce, uma iniciativa que recebeu as boas-vindas dos habitantes da Figueira da Foz. O evento, que contou com a participação das 14 freguesias do concelho, teve como objetivo a promoção do arroz e do arroz-doce, destacando a tradição que este doce tem em todas as comunidades locais.

O presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, expressou o seu entusiasmo em relação ao concurso, afirmando que este se encaixa perfeitamente na estratégia de promoção do património gastronómico do concelho. “É importante destacar e valorizar a ligação que todas as freguesias têm com o arroz-doce”, salientou Santana Lopes.

Durante a manhã, o Mercado Municipal foi inundado por uma atmosfera de fervor culinário, com muitos curiosos a marcarem presença para degustar as diversas versões deste clássico doce português. Todas as iguarias foram elaboradas com arroz proveniente exclusivamente de produtores locais, num gesto que realça o compromisso com os recursos regionais.

Após uma rigorosa avaliação por parte de um júri composto por cinco membros, onde se incluíam personalidades como Mário Esteves da Associação Figueira com Sabor a Mar e a Chef Mónica Gomes do restaurante Olaias, recentemente distinguido pelo Guia Michelin, o arroz-doce da freguesia de Moinhos da Gândara conquistou o título de vencedor. Emocionado, o presidente da junta de Freguesia, Gilberto Oliveira, expressou gratidão pelo reconhecimento, destacando o empenho e a dedicação das gentes de Moinhos da Gândara.

Além do prestígio, a freguesia vencedora receberá um prémio pecuniário de 2.500 euros e terá a oportunidade de apresentar o seu arroz-doce na Bolsa de Turismo de Lisboa, um momento que certamente contribuirá para a divulgação e reconhecimento deste doce tradicional a nível nacional.