Coimbra  29 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Freguesia de Almalaguês celebra com os gaiteiros Mártir São Sebastião

17 de Janeiro 2020 Jornal Campeão: Freguesia de Almalaguês celebra com os gaiteiros Mártir São Sebastião

O padroeiro da freguesia de Almalaguês – o Mártir São Sebastião – volta a ser honrado nesta localidade, de 12 a 20 de Janeiro. Mas, à devoção ao santo, junta-se o já tradicional Encontro de Gaiteiros, que reúne centenas de entusiastas e curiosos desta actividade.

A festa propriamente dita, a decorrer na Associação Desportiva e Cultural de Almalaguês (ADCA), começou no passado domingo (12), com a ‘Caminhada São Sebastião’ e um ‘Torneio de Sueca’, mas já com o bar aberto e petiscos.

A animação prossegue, entretanto, hoje, a partir das 18h00, com a “Noite da Francesinha”, seguida pela actuação de Amadeu Magalhães – mestre do Cavaquinho (21h00) e uma homenagem e tributo ao grupo Os Carriços (22h00). Ainda hoje, tem início o VII Encontro de Gaiteiros (que tem programação própria e vasta).

Os dias mais fortes deste evento anual, quer para os que apreciam mais a festa religiosa, como para os que gostam mais da vertente pagã, serão este fim-de-semana, com inúmeras iniciativas programadas.

Amanhã (18), e depois da Alvorada, segue a programação do Encontro de Gaiteiros, e logo depois uma arruada e peditório pelas ruas da freguesia e um almoço convívio.

Pelas 15h00 realiza-se a Eucaristia, na igreja paroquial, terminando a tarde, pelas 19h00, com as fogaças. A noite, pelas 22h00, está reservada para a “Juventude”, com a actuação da banda “Ponto & Vírgula”, dos Guitos e dos DJs Rui Tomé e Agustin.

No domingo (19), a animação musical começa logo às 09h30 com a mini-banda de Serpins. Pelas 14h00, haverá desfile dessa mesma banda, seguida pela Eucaristia (15h00) e pela procissão pelas ruas de Almalaguês, a partir das 16h00.

A cabeça-de-cartaz das festas em honra do Mártir São Sebastião de 2020 é a banda Per7ume, com convidado especial, o cantor Nuno Guerreiro. O dia acaba com um baile com o grupo “Copo & Bucha”, pelas 20h00.

As festividades terminam na segunda-feira (20), ainda com arruada pelos gaiteiros e, à tarde (17h00), a venda de fogaças. Às 17h30 actua o artista Patrick e as festas encerram, pelas 21h00, com fogo-de-artifício.

Durante a festa haverá serviço permanente de cozinha e bar.

Gaiteiros animam freguesia durante dois dias

Neste VII Encontro de Gaiteiros, que tem início já amanhã (17), participam 19 grupos portugueses e espanhóis, as principais atracções de um evento que já é uma referência e que cativa a atenção de centenas de pessoas de vários pontos da região e do país.

Assim, hoje, pelas 20h50, é a abertura oficial do Encontro com a exposição itinerante “A Charanga – Os cinco hermanos”. Após o concerto de Amadeu Magalhães e a homenagem ao grupo de gaiteiros tradicionais “Os Carriços” e ao seu fundador, Joaquim Carriço, pelas 23h45, haverá um ‘Momento Gaitecendo’. No tributo aos Carriços, vários grupos vão homenagear o seu repertório, interpretando alguns temas.

Amanhã (18), haverá uma mostra de instrumentos tradicionais e tecelagem de Almalaguês, a par de “Sons de Instrumentos”, “Trino Instruments” e percussões Ricardo Lopes. À tarde, pelas 14h30, realiza-se a palestra “Os gaiteiros da estremadura”, pela Associação da Gaita de Foles.

Às 16h00, há um desfile dos grupos e entrega de lembranças, seguidos de um baile gaiteiro com Diana Azevedo, pelas 17h00, e uma foliada na tenda gaiteira.