Coimbra  27 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Fórum “Saber Ouvir” no VI Ciclo de Concertos de Coimbra

1 de Maio 2021 Jornal Campeão: Fórum “Saber Ouvir” no VI Ciclo de Concertos de Coimbra

A sexta edição do Ciclo de Concertos de Coimbra, programada para o último fim de semana de Maio de 2021, afigura-se como um ponto de encontro entre pessoas, artes, culturas e a cidade.

Em plena época de transição primaveril, o Ciclo parte à procura das pontes e dos encontros, tendo Coimbra, lugar onde as margens se estreitam e juntam, como palco principal.

Da linha programática do 6.º Ciclo de Concertos de Coimbra, faz parte um concerto comentado por António Victorino d`Almeida na manhã do dia 30 de Maio, especialmente direccionado para o público familiar. A organização considerou que este tema poderia ser aprofundado e debatido, explorando a multidimensionalidade do “saber ouvir” nos vários domínios do quotidiano.

Neste sentido, o Ciclo de Concertos de Coimbra compreende, na edição deste ano, um espaço privilegiado de discussão e conversa em torno desta temática.

O Fórum “Saber Ouvir” irá promover, entre os dias 05 e 27 de Maio, um conjunto de conversas para as quais foram convidados profissionais das mais variadas áreas. Um evento que pretende mostrar a importância de “saber ouvir” nas diversas artes e domínios da sociedade civil. O objectivo deste debate passa por interpelar o público, com o objectivo de o dotar de mais e melhores ferramentas que contribuam para o desenvolvimento do seu “saber ouvir”.

Em co-organização com o Centro Cultural Penedo da Saudade – Instituto Politécnico de Coimbra e o Diário de Coimbra, neste particular espaço cultural da cidade irão decorrer três conversas em três dias distintos, pelas 18h00, moderadas pela investigadora Ana Maria Ramalheira. A 05 de Maio juntam-se o psiquiatra Joaquim Cerejeira e o Padre Carlos Miranda; a 19, o magistrado Tiago Miranda conversará com um jornalista do Diário de Coimbra; por último, a 27 de Maio, o afinador de pianos Paulo Pimentel e o professor André Rui Graça trocam ideias em torno do Saber Ouvir. Estas conversas, presenciais, terão transmissão direta nas redes sociais do Ciclo de Concertos de Coimbra e do Centro Cultural Penedo da Saudade.

Terão ainda lugar duas outras conversas, desta vez, em co-organização com a Rádio Universidade de Coimbra: a 12 de Maio, com a arquitecta e música Luisa Bebiano e o cineasta António Ferreira e, dia 26, a coreógrafa Leonor Barata e o juiz desembargador Luís Miguel Ferreira de Azevedo Mendes.

Estas sessões decorrerão em directo no programa Observatório da RUC (107.9fm), pelas 21h00, com emissão online (www.ruc.pt) e facebook da rádio.