Coimbra  22 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Forum Coimbra recebe “Hospital do Ursinho”

15 de Outubro 2018

O centro comercial Forum Coimbra recebe, pela primeira vez, o “Hospital do Ursinho”, uma iniciativa que vai já na 15.ª edição e que agora chega à margem esquerda do Mondego, através de uma parceria com o Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra.

O “Hospital” abre portas já amanhã (16) e fica patente no centro comercial até ao próximo domingo (21), sendo recebido pela mascote do Forum, o “Gui”.

O objectivo desta iniciativa estudantil é “desmistificar o ‘terror’ da ida ao médico, aproximando as crianças da ‘bata branca’ e da normalidade de alguns dos mais comuns procedimentos médicos”, explicam os promotores, adiantando que o “Hospital” é direccionado para crianças entre os três e os seis anos.

A ideia é convidar as crianças a levar “os seus ursinhos às consultas de diferentes especialidades, assumindo o papel de pai e mãe, e a contar ao médico, representado pelo estudante de medicina, do que sofre o seu pequeno amigo”, esclarece o Forum Coimbra, adiantando que se pretende “desmistificar alguns ‘terrores’ despertados pelos hospitais, afastar o medo da bata branca e aproximar a criança do médico, fomentando uma atitude positiva quando em contacto com profissionais de saúde e uma maior colaboração nos actos médicos em contexto real”.

Este “Hospital” é constituído por diferentes consultórios e gabinetes de exame, à escala infantil, mostrando aos mais pequenos alguns dos procedimentos médicos mais comuns (análises, raio-x, radiografia etc.).

“No bloco operatório poderão simular uma intervenção com o seu ursinho, brincar com máscaras de oxigénio, vestir luvas e batas. Na farmácia são prescritos abraços e beijinhos simulando medicação; na medicina dentária vão saber tudo sobre uma boa higienização oral; a psicologia irá ter bonecos a simular diferentes emoções, sensibilizando para a importância das horas de sono e finalmente na enfermagem local há berços que simulam uma enfermaria onde o ursinho ganha forças para regressar ao recreio”, sublinha o centro comercial.

Ainda no âmbito desta iniciativa, as crianças poderão, ainda, participar em vários ateliers, ter acesso a pinturas faciais e até aprender língua gestual.

O Hospital do Ursinho acompanha o horário de funcionamento do Forum: terça-feira, quinta-feira e domingo das 10h00 às 23h00; e sexta-feira e sábado das 10h00 às 24h00.

Durante o fim-de-semana, a mascote “Gui” vai marcar presença entre as 16h00 e as 19h00 para receber os mais novos na praça da Água, praça da Terra e no corredor que liga as duas praças do Forum Coimbra.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com