Coimbra  26 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Foral Manuelino em exposição na Torre de Almedina e na Casa da Cultura

15 de Fevereiro 2017 Jornal Campeão: Foral Manuelino em exposição na Torre de Almedina e na Casa da Cultura

A exposição documental evocativa dos 500 anos do Foral Manuelino (1516) encontra-se patente em dois locais distintos da cidade: a vertente interpretativa, na Torre de Almedina (Núcleo da Cidade Muralhada do Museu Municipal de Coimbra) e a vertente documental, no Arquivo Histórico Municipal (Casa Municipal da Cultura).

Na Torre de Almedina, local onde foi entregue o documento regulador da cidade de Coimbra, em 1516, estão painéis informativos que contextualizam e caracterizam a cidade naquela época.

Já no Arquivo Histórico Municipal, na Casa Municipal da Cultura, está em exibição o original do foral manuelino de 1516, acompanhado de outros forais e documentos do século XVI, como livros de actas da Vereação e dos Privilégios dos Cidadãos de Coimbra, com a particularidade de estarem legendados, também, em Braille.

O documento “testemunha a dinâmica económica e social do concelho, mostrando-nos uma cidade onde decorreram, nesta altura, vários melhoramentos”, explica a Câmara Municipal.

A mostra vai estar aberta ao público até 28 de Outubro e tem entrada gratuita, nos seguintes horários: Museu Municipal| Núcleo da Cidade Muralhada: Torre de Almedina (de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00); Arquivo Histórico Municipal: Casa da Cultura (de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00).