Coimbra  25 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Fonoteca Municipal do Porto abre portas este sábado

25 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Fonoteca Municipal do Porto abre portas este sábado

Foto: Filipa Brito

 

Este sábado (26), entre as 14h00 e as 19h00, a Fonoteca Municipal do Porto (FMP) abre portas, apresentando ao público uma coleção de mais de 35 000 discos de vinil.

A FMP foi construída através de doações da Rádio Renascença e da Rádio Difusão Portuguesa, “assim como de instituições e particulares que reconheceram a importância do projecto”. Em comunicado, a Câmara Municipal do Porto (CMP) garante que a “Fonoteca Municipal do Porto continuará aberta a doações de todos os interessados”.

A par de ser um arquivo sonoro da cidade e um espaço público de apreciação musical, o projecto assume ainda um compromisso pedagógico através da produção de ‘podcasts’, artigos e mostras visuais sobre artistas, temas e géneros dos materiais que integram a colecção.

“A longo prazo, e assim que as regras impostas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) o permitam, a FMP oferecerá uma agenda de actividades que reflectem a intenção de relacionar a história da música com a cultura contemporânea”, pode ler-se ainda no comunicado. Assim, o futuro reserva espaço para “concertos de artistas convidados tendo como base o arquivo existente, programas de escuta activa semanal, visitas escolares e residências artísticas”, alcançando todos os públicos.

Este sábado, a FMP abre portas com visitas sujeitas a uma lotação de 10 pessoas em simultâneo, sendo que, durante o seu funcionamento habitual, será necessário efectuar uma marcação prévia. Cada sessão terá a duração máxima de uma hora.
Durante a tarde, Renato Cruz Santos, membro da Suave Geração, e Xico Ferrão, DJ e membro do colectivo “7 Magníficos”, vão apresentar uma colecção de discos “resultante de um trabalho de pesquisa desenvolvido a partir do espólio da FMP”, revela ainda a CMP.