Coimbra  17 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

FOLKoimbra traz animação à praça da Comércio

28 de Agosto 2019

A União de Freguesias de Coimbra, em parceria com a Fundação Inatel, volta a mostrar o seu dinamismo com a realização de uma nova iniciativa na zona central da cidade – a primeira edição do FOLKoimbra.

A praça do Comércio vai encher-se de música, entre esta sexta-feira (30) e domingo (01), uma iniciativa que pretende, uma vez mais, ajudar a dinamizar a “Baixa” e a promover os grupos daquela União de Freguesias.

“Nestes três dias, queremos valorizar a expressão de uma cultural ‘futrica’ que também existe em Coimbra”, disse o director regional do INATEL, Bruno Paixão.

O autarca da UF de Coimbra, João Francisco Campos salientou que o FOLKoimbra resulta de “uma conjugação de esforços” que também envolve as colectividades e agrupamentos populares. “Vai ser bom para quem vive em Coimbra e para todos aqueles que nos visitam”.

Os organizadores querem projectar no futuro o FOLKoimbra como um programa “de grande expressão da cultura popular” do concelho, acrescentou Bruno Paixão, até porque uma grande expectativa “no sucesso desta iniciativa além-fronteiras”.

A participar estarão cinco grupos, alguns deles convidados pelas colectividades da freguesia, e que vão animar tardes e noites, entre sexta-feira e domingo.

A animação tem início já amanhã, com o Grupo de Gaiteiros de Coimbra, a partir das 19h00, seguido do Grupo Folclórico de Coimbra, pelas 22h30, com o seu habitual “baile mandado”. No espaço haverá “comes e bebes”, com doçaria e petiscos, dinamizados pelos próprios grupos participantes.

No sábado actuam, a partir das 21h30: o Grupo Folclórico da Região de Coimbra e o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo; para o último dia, a partir das 18h30, estão previstas as Camponesas do Alva, de Avô, e o grupo Sons e Suadelas.

As entradas são livres.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com