Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

FMUC prepara fase piloto de projecto europeu na área da saúde

26 de Fevereiro 2020

A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) vai acolher, amanhã (27) e sexta-feira (28), na sala multimédia do Auditório da Unidade Central do Polo das Ciências da Saúde (Polo III), os parceiros do projecto europeu ‘HELP2’.

O objectivo do ‘Helthcare Language Learning Programme 2’, assim se chama o projecto, passa por criar e desenvolver programas de aprendizagem na área dos cuidados de saúde, com uma linguagem uniformizada para o contexto europeu.

No dia de amanhã, a partir das 08h45, Lucas Merz, coordenador do projecto, fará a apresentação e o ponto de situação do ‘HELP2’, numa sessão com a presença de Carlos Robalo Cordeiro, director da FMUC, e de Marília Dourado, coordenadora da equipa da Universidade de Coimbra, que agora prepara a fase piloto deste estudo.

‘HELP2’ é financiado pela Comissão Europeia, estando agora em fase de finalização dos 24 módulos que irão constituir a plataforma, à qual todos os profissionais de saúde e estudantes poderão aceder gratuitamente.

A FMUC é responsável pela fase piloto, que vai decorrer entre Março e Agosto deste ano. Estão envolvidas nesta fase a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, a Universidade Autónoma de Madrid, em Espanha, e a Universidade de Tbilisi, na Geórgia.

Estas instituições vão implementar, em fase de teste, o módulo inglês criado pela FMUC, intitulado “Preparing for a scientific conference abroad”, com o objectivo de detectar possíveis falhas.

Cada módulo tem uma temática própria e é constituída por exercícios de leitura, compreensão oral e escrita, que englobam várias áreas da saúde.

A partir de Setembro, os vários módulos estarão disponíveis na plataforma do projecto e acessíveis a todos os interessados.