Coimbra  24 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

FMUC e ARS integram rede de investigação e detecção precoce de leucemia

9 de Outubro 2019

A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro são parceiras de um trabalho de investigação e detecção precoce da leucemia.

O projecto inovador, intitulado “Idial_Net – Rede Transfronteiriça de Inovação no Diagnóstico Precoce da Leucemia para um envelhecimento saudável”, é coordenado pela Fundação de Investigação do Cancro da Universidade de Salamanca (FICUS) e será apresentado publicamente, amanhã (10), pelas 15h30, no auditório da Unidade de Alcoologia de Coimbra.

Financiada pela União Europeia em 1,15 milhões de euros, esta rede multidisciplinar pretende “promover a prevenção e diagnóstico precoce do cancro do sangue e das complicações da doença”.

Entre os seus objectivos estão “a implementação de estudos de triagem na população adulta para detecção de células específicas que permitem identificar estádios pré-malignos da doença; o aumento do conhecimento sobre a evolução deste tipo de cancro; o desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico minimamente invasivas e inovadoras e altamente sensíveis; e a transferência do conhecimento adquirido para os Sistemas Regionais de Saúde dos dois países.

O consórcio do projecto ‘Idial_Net’ envolve investigadores altamente especializados nas áreas da saúde pública, oncologia, hematologia, envelhecimento, genética e diagnóstico laboratorial e, ainda, com vasta experiência em robótica e desenvolvimento de dispositivos médicos.

Fazem parte deste mesmo consórcio oito parceiros, sendo três deles portugueses: a Universidade de Coimbra (representada pela FMUC), a Administração Regional de Saúde do Centro e a empresa conimbricense InfoGene. De Espanha participam o Centro de Investigação do Cancro da Universidade de Salamanca, a Direcção-Geral de Saúde Pública de Castela e Leão, o Centro Tecnológico CARTIF de Valladolid e as empresas Cytognos e InmunoStep.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com