Coimbra  29 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

FLUC organiza “XIV Encontro Nacional de Riscos”

7 de Julho 2021 Jornal Campeão: FLUC organiza “XIV Encontro Nacional de Riscos”

A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) vai receber, nos dias 16 e 17 de Julho, o “XIV Encontro Nacional de Riscos” com o tema “Risco de Cheia e Risco de Inundação – Aprender com o Passado”.

Este encontro pretende colocar a comunidade científica, bem como os agentes de protecção civil, os órgãos de soberania regionais/locais, os professores dos ensinos básico e secundário e a população em geral, a reflectir sobre o que fazer em caso de situações de catástrofe provocadas pela manifestação do risco de cheias e do risco de inundações fluviais, aprendendo com o passado para melhorar o presente e o futuro.

O primeiro dia será dedicado à apresentação de conferências sobre a temática em causa, destacando-se os contributos de José Alfeu Marques, José Antunes do Carmo e o Mestre João Pardal.

Nesse dia irá ainda ocorrer a mesa-redonda referente aos “Desafios à gestão do risco de cheias para evitar/reduzir o risco de inundações no Baixo Mondego”.

O segundo dia conta com uma visita técnica à Baixa de Coimbra (área ribeirinha) e com um workshop para docentes do ensino básico e secundário.

O evento é organizado pela RISCOS – Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança.