Coimbra  5 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Finalistas do curso de Teatro e Educação da ESEC apresentam espectáculo online

5 de Maio 2021 Jornal Campeão: Finalistas do curso de Teatro e Educação da ESEC apresentam espectáculo online

“Ensaio Bruxas” é o título do registo audiovisual que os alunos finalistas do curso de Teatro e Educação da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), em colaboração com o Teatrão, irão disponibilizar online e gratuitamente, de 14 a 16 de Maio, a partir do website: www.esec.pt.

A partilha deste registo efectuado no último dia de aulas da unidade curricular “Projecto de Intervenção”, é o acto possível de resiliência deste grupo que, perante a imprevisibilidade da situação pandémica, se viu na contingência de reformular, sucessivamente, a direcção e o curso do seu trabalho  inicialmente previsto para ser apresentado na Oficina Municipal do Teatro entre 14 e 24 de Janeiro.

O curso de Teatro e Educação da ESEC prepara os alunos para pensar e intervir artisticamente sobre as comunidades, e é na disciplina “Projecto de Intervenção” que os alunos têm a sua primeira prova pública desta visão do exercício teatral como exercício de pensamento sobre o mundo que os rodeia.

A acção central da fábula tem lugar numa vila onde, de repente, começam a circular boatos, que se tornam notícias, que se tornam verdades, e que põem em causa a ordem moral de uma comunidade já de si dividida.

Sob a máscara da defesa dos bons costumes, uma fação alimenta-se do medo que se instala na população, e organiza-se para purgar a vila a qualquer custo. Neste campo de batalha onde a justiça é cega e a moral é um casaco, sairá vitorioso aquele que inventar, com maior ardor, a melhor verdade.

A manipulação, a corrupção do poder e a rápida – e sem escrutínio – circulação de informação alavancam a discussão desta fábula com o público; nesta vila, como nas nossas redes sociais, multiplicam-se juízes e carrascos, enquanto lavra impunemente o fogo do dedo acusador.