Coimbra  16 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Fim de ano em Coimbra promete muita música e festa pela noite dentro

30 de Dezembro 2017

“Peito”, “O amor é assim”, “Sol da Caparica” ou “Chuta Cavalo” são algumas das músicas que farão parte da banda sonora de quem escolher Coimbra para entrar no novo ano.
Estas canções, das bandas HMB e Peste & Sida, serão acompanhadas de tantas outras de artistas como DJ Souza, DJs de Vacaciones, Karetus, DJ Tiago Bandeiras e da banda Hidrogénio, que vão animar a noite de fim de ano na “Baixa” de Coimbra.
A passagem de ano na cidade dos estudantes tem sido, desde há quatro anos, uma clara aposta da Câmara Municipal de Coimbra, que inclui o evento na sua programação para esta época festiva, conseguindo atrair cada vez mais pessoas.
Carina Gomes, vereadora da Cultura da autarquia, sublinhou que “este é já um evento de referência” e o que se pretende é “que se distinga dos demais da região”, de forma a projectar “uma imagem forte da cidade”.
E a avaliar pelo que tem vindo a acontecer nos anos anteriores, Coimbra está realmente no mapa das grandes festas de passagem de ano em Portugal. Por isso mesmo, o Município espera que na noite de 31 de Dezembro para 01 de Janeiro, passem pela “Baixa” “mais de 100 000 pessoas”.

Estes são números confirmados, também, com o sector da hotelaria que, uma vez mais, espera taxas de ocupação muito próximas dos 100 por cento.
Nas artérias que ligam todos os palcos, esperam-se cafés e restaurantes abertos, que poderão dar apoio aos conimbricenses e visitantes. A autarquia espera que este evento possa ser “um estímulo para que os agentes económicos da cidade aproveitem este período extraordinário para intensificar e melhorar a sua actividade”, admitindo o presidente da Câmara que estava “disponível para licenciar o alargamento dos horários das lojas e cafés do centro histórico”,
A entrada em 2018 vai, ainda, incluir o habitual espectáculo piromusical no rio Mondego, com duração de oito minutos, que terá início com o soar das doze badaladas, às 00h00.
À semelhança de 2016, e com a requalificação do Terreiro da Erva, a autarquia preparou quatro palcos para a festa, de forma a “distribuir as pessoas por toda a “Baixa””. Além do Terreiro da Erva, também a praça de 08 de Maio, a praça do Comércio e o largo da Portagem vão contar com muita animação.
A Câmara Municipal adianta que o evento estará assegurado por um dispositivo de segurança adequado “para garantir que as festividades decorram em paz”. O parque de estacionamento do Convento de São Francisco estará aberto nesta noite, além de outros que poderão acolher viaturas “em função das necessidades”, sublinha a autarquia.

Com entrada gratuita em todos os locais, o programa para a noite de fim de ano é o seguinte:

Largo da Portagem
22h30 – DJ Souza
00h10 – HMB
01h30 – DJs de Vacaciones

Praça do Comércio
22h30 – DJ Tiago Bandeiras
00h10 – Peste & Sida
01h30 – Karetus

Praça de 08 de Maio
00h15 – Revival Music

Terreiro da Erva
22h00 – Banda Hidrogénio

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com