Coimbra  15 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Filósofo Lipovetsky vem ao ISCAC falar da sociedade do hiperconsumo

16 de Janeiro 2019

Gilles Lipovetsky, filósofo francês e um dos pensadores mais destacados da actualidade, vai estar, esta sexta-feira (18), na Coimbra Business School | Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAC), para proferir a palestra “A sociedade de hiperconsumo: somos mais felizes?”.

Ajudar a reflectir sobre possíveis alternativas à sociedade do hiperconsumo e na forma como “as pessoas de hoje podem recuperar a sua autonomia e o seu espírito crítico face ao espectáculo da publicidade e do consumo” são alguns dos objectivos da presença do reputado filósofo francês em Coimbra.

Segundo Lipovetsky, “a educação, a ciência, a cultura, a arte” são “paixões mais ricas e diversas” do que o consumo. “Não estamos mais na ‘sociedade de consumo’, mas na era do hiperconsumismo, a nova fase do capitalismo”, afirma o pensador francês, que, ao longo das últimas três décadas, tem reflectido sobre a ambiguidade de uma época em que a felicidade se instituiu como valor máximo, mas carregando consigo inúmeras aflições que a tornam paradoxal.

Por isso, o que tem proposto nas suas intervenções é a “reavaliação da formação do indivíduo, com vista ao fortalecimento da sua autonomia e do seu espírito crítico, para que possa lidar melhor com a sedução da publicidade e do espectáculo”.

“Temos de fazer recuar as paixões do consumidor [e trocá-las] por outras paixões mais ricas e diversas; esta é uma das grandes tarefas do século XXI”, disse, numa nota sobre a conferência desta sexta-feira.

Gilles Lipovetsky é professor de Filosofia na Universidade de Grenoble e uma das principais figuras de França a contrariar a ideia de que o país deixou de ser capaz de produzir grandes pensadores desde os existencialistas, como Jean-Paul Sartre, Albert Camus ou Boris Vian.

Lipovetsky é autor de fenómenos de vendas com “A era do vazio”, “O império do efémero – a moda e seu destino nas sociedades modernas”, “A felicidade paradoxal” ou “Da leveza – para uma civilização do ligeiro”.

A sessão, com início marcado para as 18h30, é organizada pela Coimbra Business School, em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, contando ainda com o apoio da Alliance Française e da Embaixada de França em Portugal.

As entradas são livres e gratuitas.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com