Coimbra  21 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Filosofia e Medicina encontram-se no Centro Cirúrgico de Coimbra

22 de Fevereiro 2024 Jornal Campeão: Filosofia e Medicina encontram-se no Centro Cirúrgico de Coimbra

João Maria André, doutorado em Filosofia pela Faculdade de Letras da UC, irá fazer uma reflexão sobre o encontro da Medicina, na próxima sessão que acontece “Ao final da tarde”, no Centro Cirúrgico de Coimbra.

Agendada para as 17h00 de sexta-feira, dia 23, esta conversa terá em conta a “caracterização multidimensional da Medicina, mobilizando por isso três grandes áreas filosóficas”, explica João Maria André.

“Interessará a Filosofia da Ciência e a Epistemologia para abordar a natureza e a especificidade da produção de conhecimentos em Medicina; a Antropologia, na medida em que está em causa a natureza do ser humano, a sua identidade dinâmica e os traços antropológicos específicos da situação de vulnerabilidade em que se encontra como paciente; e a Ética, que reflecte sobre os valores em jogo na prática clínica como uma actividade de relação interpessoal, que envolve não apenas os médicos, mas todos aqueles que interagem no vasto processo de assistência à saúde e à doença”, explica.

João Maria André tem um vasto currículo nas áreas da Filosofia, Cultura e Teatro, sendo também autor de vários livros. O investigador e professor catedrático tem ainda uma forte ligação com a Cooperativa de Teatro Bonifrates e Teatro Académico Gil Vicente, de que foi director.

“Ao final da tarde” é uma iniciativa do Centro Cirúrgico de Coimbra que pretende cruzar saberes, culturas e opiniões; em encontros que não têm dia, nem hora previstos, mas acontecem uma vez por mês e são justificados por um tema pertinente.

Este novo encontro está marcado para esta sexta-feira no Centro Cirúrgico de Coimbra (sala grande/edifício amarelo) e a conversa é moderada por António Travassos, médico oftalmologista, sendo a entrada livre e aberta ao público em geral.