O filme “Tour du Mont-Blanc”, de Pedro Vaz, de 2014, vai estar em exibição no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, no próximo dia 12 de Março.
“Tour du mont Blanc” refere-se a um trilho que circunda o maciço do Monte Branco, e que atravessa a França, Itália e Suiça, completando aproximadamente a distância de 174 km e a elevação de 2665 metros.
Ao longo desta travessia, com a duração de 12 dias, foi feito um levantamento fotográfico a casa 100 metros de caminho, consistindo em duas fotografias captando os lados esquerdo e direito da paisagem, de modo que todo o ângulo de visão frontal fosse coberto. O termo percurso indica ao mesmo tempo o acto de travessia, acção do caminhar, que circunda o espaço e que é base da estrutura narrativa, consequentemente o relato do espaço atravessado. Esta é a forma de o transpor para o objecto artístico.
O trajecto percorrido no acto de caminhar eleva-se como forma estética, toda ela exposta e disposta à paisagem.
A dupla projecção panorâmica, com um ângulo central de 120.º, reconquista uma espécie de estado de corpo presente, o corpo caminhante que registou a viagem transpõe-se para o lugar do espectador.
Pela arte de andar como acto cognitivo e criativo capaz de transformar simbólica e fisicamente o espaço natural e o antrópico, Pedro Vaz procura esse equilíbrio.
O filme é transmitido a partir do Pátio do Paço das Escolas em https://www.uc.pt/culturaemdireto