Coimbra  24 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Filme de “Pedro & Inês” está nomeado para festivais na América Latina

7 de Março 2019

O filme português mais visto em 2018 – “Pedro & Inês” – e, em parte filmado em Coimbra, está nomeado para os principais festivais de cinema da América Latina e, também, para os Prémios Sophia.

Protagonizado por Diogo Amaral e Joana de Verona, a longa-metragem contou com a realização de António Ferreira e chegou aos cinemas em Outubro do ano passado.

O filme assume, agora, uma posição no circuito internacional de cinema, com a nomeação para as selecções oficiais dos 35.º CLFF – Chicago Latino Film Festival (que decorre de 28 de Março a 11 de Abril) e do 8.º IFF Panamá – International Film Festival do Panamá (que decorre de 4 a 10 de Abril), além de fazer parte dos finalistas dos Prémios Platino e nomeado em 10 categorias para os Prémios Sophia (Portugal).

No caso dos Prémios Platino, que premeiam o cinema Ibero-Americano composto por 23 países, com uma produção de 874 filmes em 2018, “Pedro & Inês” está nomeado nas categorias de “Melhor Filme Iberoamericano de Ficção”, “Melhor Montagem” e “Melhor Interpretação Masculina” (Diogo Amaral). Trata-se do único filme português ainda na corrida para o prémio de “Melhor Filme”. A cerimónia de entrega de prémios decorrerá no dia 12 de Maio na Riviera Maya, no México.

Em relação aos nacionais Prémios Sophia (da Academia Portuguesa de Cinema), o filme de António Ferreira concorre nas categorias de ‘Pedro e Inês’ encontra-se nomeado, entre outros, para “Melhor Realizador”, “Melhor Actor Principal”, “Melhor Actriz Principal” e “Melhor Actor Secundário”.

Os vencedores serão conhecidos na cerimónia a decorrer no Casino do Estoril, no próximo dia 24 de Março, com transmissão na RTP2.

“Pedro & Inês” fica disponível em DVD e nas plataformas de ‘streaming’, nos videoclubes de todos os operadores, a 27 de Março.

Já em Julho, o filme irá estrear em mais de 30 salas no Brasil.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com