Coimbra  14 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Filme de ficção sobre Mário Soares estreia a 22 de Fevereiro

2 de Fevereiro 2024 Jornal Campeão: Filme de ficção sobre Mário Soares estreia a 22 de Fevereiro

O filme “Soares é Fixe”, de Sérgio Graciano, chega aos cinemas a 22 de Fevereiro, no ano do centenário do nascimento de Mário Soares e do 50.º aniversário do 25 de Abril. O trailer já está disponível nas plataformas digitais.

A obra cinematográfica “revisita e retrata, com mestria, o drama histórico de um dos momentos mais importantes da sua vida política, naquela que foi também uma das mais intensas e mediáticas campanhas eleitorais em Portugal, caracterizada pelo icónico slogan que pretendia aproximar o candidato socialista do eleitorado mais jovem”, descreve a sinopse oficial.

Com argumento de João Lacerda Matos, o filme leva os espectadores a viajar até 1986, doze anos depois do 25 de Abril. Uma altura em que “a Esquerda está dividida e a Direita parece caminhar para uma vitória fácil, que lhe dará um Presidente e um Governo”, lê-se na sinopse. De sublinhar ainda que “o único capaz de impedir que esse projecto se conclua com sucesso é um homem que lutou, toda a sua vida adulta, contra o Estado Novo. Preso dezenas de vezes, deportado e exilado, foi um dos primeiros a chegar a Lisboa depois da Revolução dos Cravos. Esse homem é Mário Soares”.

Em “Soares é Fixe” o papel de Mário Soares será interpretado pelo actor Tónan Quinto. Entre as principais personagens estão ainda Freitas do Amaral (Tiago Fernandes), Maria Barroso (Maria Cardeal), João Soares (Miguel Mateus) e Marcelo Rebelo de Sousa (Tiago Correia).

Cátia Barbosa (Jornalista do “Campeão” no Porto)