Coimbra  29 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Filme da conimbricense Regina Pessoa vence o “Óscar” da animação

26 de Janeiro 2020

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias”, da realizadora conimbricense Regina Pessoa, venceu, hoje, o prémio de “Melhor Curta Metragem”, nos prémios “Annie”, considerados como os “Óscares” do cinema de animação.

Os “Annie”, atribuídos anualmente pela Sociedade Internacional de Cinema de Animação, distinguem as produções de animação, quer as curtas como longas-metragens.

“Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias”, de Regina Pessoa, uma co-produção de França, Portugal e Canadá venceu a corrida para o galardão de melhor ‘curta’, onde estava ainda nomeado ‘Purpleboy’, de Alexandre Siqueira.

Desde a estreia, em Junho do ano passado, na Croácia, “Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias” foi já distinguido no festival de cinema de Annecy, em França, com o prémio especial do júri; no festival Animamundi, no Brasil; nos Caminhos do Cinema Português, em Coimbra, e em Chicago, nos Estados Unidos.

Esteve, também, entre os 10 finalistas candidatos à nomeação aos Óscares de Hollywood, contudo, acabou por não ser seleccionado.

Ainda nestes prémios “Annie”, o filme “Klaus”, que tem na produção os portugueses Sérgio e Edgar Martins venceu a “Melhor Direcção de Animação” em Longa Metragem, da espanhola SPA Studios, disponível na plataforma Netflix.

“Klaus” foi o grande vencedor da noite, alcançando sete distinções, entre a quais a de “Melhor Filme”, categoria onde estavam nomeados “Frozen 2”, da Walt Disney Animation Studios, “Como Treinar o seu Dragão: O Mundo Secreto”, da DreamWorks Animation, “Missing Link”, da Laika e LLC, e ainda “Toy Story 4”, da Pixar Animation Studios.

Esta foi a 47.ª cerimónia de entrega dos prémios “Annie” e decorreu em em Los Angeles, nos Estados Unidos da América.