Coimbra  21 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Filme “A Hora dos Lobos” tem antestreia gratuita em Cantanhede

12 de Maio 2023 Jornal Campeão: Filme “A Hora dos Lobos” tem antestreia gratuita em Cantanhede

No próximo dia 15 de Maio, Cantanhede terá a antestreia do filme “A Hora dos Lobos”, baseado no livro “Alcateia” de Carlos de Oliveira, numa sessão ao ar livre no Jardim Municipal contíguo à Praça Marquês de Marialva, com entrada livre. O filme é dirigido por Maria João Luís e faz parte do projecto “Contado por Mulheres”, que desafiou 10 mulheres de várias gerações e vertentes artísticas a realizarem o seu primeiro filme.

As filmagens decorreram integralmente no concelho de Cantanhede, em Abril de 2021, e contou com a participação de mais de uma centena de figurantes, a maioria recrutados em associações com alguma tradição nas artes de palco. A antestreia para o público em geral será realizada no dia 15 de Maio, segunda-feira, às 21h30.

Para uma conversa com o público sobre os detalhes do filme, estarão presentes na sessão de Cantanhede a directora Maria João Luís e a actriz Mariana Monteiro, além de outros actores e elementos da equipa. Antes dessa antestreia, haverá mais duas, uma na manhã e outra à tarde, destinadas aos alunos das escolas do concelho, que terão a oportunidade de conversar com os profissionais envolvidos na produção e se capacitar sobre a trama dramática de “A Hora dos Lobos” e questões relacionadas à realização cinematográfica em geral.

A produção do filme contou com o apoio da Câmara Municipal, juntas de freguesia de Cantanhede e Pocariça, Ançã e Tocha, Bombeiros Voluntários de Cantanhede, Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede, Rancho Regional “Os Esticadinhos” de Cantanhede, Grupo Típico de Ançã, e ainda de alguns particulares que cederam casas e adereços de índole diversa.

“A Hora dos Lobos” conta no elenco com outros nomes consagrados da representação, como João Nunes Monteiro, Vítor Correia, Almeno Gonçalves, Sérgio Gomes, Pedro Moldão, Silvia Figueiredo, António Simão, Vítor Oliveira, Paulo Manso, Lucinda Loureiro, Graciano Dias e Hélder Agapito. A estreia oficial do filme na RTP1 está programada para o dia 31 de Maio, às 21h00.