Coimbra  29 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Filho do geneticista António Lima-de-Faria visitou Cantanhede

13 de Julho 2021 Jornal Campeão: Filho do geneticista António Lima-de-Faria visitou Cantanhede

O filho do geneticista natural de Cantanhede António Lima-de-Faria, Martin Lima-de-Faria, esteve, ontem (12), nos Paços do Concelho, no âmbito das comemorações do centenário do pai.

Martin Lima-de-Faria foi recebido pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, e do ex-presidente da autarquia Rui Crisóstomo.

Na ocasião, o vice-presidente manifestou-se “honrado por receber o filho de tão importante individualidade cantanhedense que, infelizmente, devido às restrições impostas no âmbito do combate à pandemia de covid-19, se viu impedido de se deslocar a Cantanhede no passado dia 4 de Julho para assistir às comemorações do centenário do seu nascimento organizadas pelo Município. Felizmente o streaming permitiu ultrapassar essa limitação e o Professor Lima-de-Faria pôde assistir à homenagem que contou com a colaboração empenhada de muita gente e que, estou certo, correspondeu às suas expectativas, como de resto transpareceu na sua intervenção final”, afirmou o autarca.

Por seu lado, Martin Lima-de-Faria mostrou-se “agradecido pela forma inexcedível como o Executivo camarário celebrou o centenário do nascimento” de António Lima-de-Faria. “Foi um acontecimento muito especial para o meu pai e para toda a família”, declarou.

Para além disto, Martin Lima-de-Faria congratulou-se com “o grande reconhecimento que a Câmara Municipal tem demonstrado para com o percurso académico e científico” do seu pai e também pelo “acolhimento que, em seu nome, tem dado a acções em prol da ciência e do acesso ao conhecimento pelos mais novos, nomeadamente com o prémio que distingue o melhor aluno do ensino secundário e as bolsas de inovação científica”.

No encontro, Pedro Cardoso entregou a Martin Lima-de-Faria algumas lembranças, entre as quais o DVD com o documentário apresentado pelo Município de Cantanhede no âmbito das comemorações do centenário do nascimento do Professor António Lima-de-Faria e alguns exemplares do livro com textos de alunos do Agrupamento de Escolas de que é patrono a partir de motes que o próprio enunciou. “A verdade e a beleza não se podem separar”, assim se intitula o livro que contém ainda textos de professores e amigos próximos do cientista.

De referir que Martin Lima-de-Faria criou, recentemente, a empresa Sustentartillery Portugal, Lda. Sedeada na incubadora Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, actua na área da produção de trabalhos na área da arte, inovação e sustentabilidades.

 

Sobre António Lima-de-Faria

António José Cortesão Lima de Faria nasceu em Cantanhede a 4 de Julho de 1921 e doutorou-se em genética pela Universidade de Lund (Suécia), onde, desde o início da década de cinquenta do século passado, se destacou como proeminente cientista e docente.

Com uma carreira reconhecida a nível mundial pelo seu contributo para o avanço da ciência, particularmente no campo da citogenética molecular, do seu currículo académico e científico salienta-se a vasta atividade em algumas das mais prestigiadas universidades e institutos da sua área de investigação, nomeadamente nos Estados Unidos e Grã-Bretanha, bem como o seu trabalho como membro e consultor de influentes organismos e comités internacionais no domínio da pesquisa científica.