Coimbra  1 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueirense Manuel Matos dos Santos eleito secretário-geral da YATA

7 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Figueirense Manuel Matos dos Santos eleito secretário-geral da YATA

O figueirense Manuel Matos dos Santos foi eleito secretário-geral da YATA, que representa a facção mais jovem da Associação do Tratado do Atlântico (ATA), pertencente à NATO.

A eleição decorreu na passada sexta-feira, na Assembleia-Geral da YATA (Youth Atlantic Treaty Association) International, que contou com a representação e sufrágio de 23 países membros da Aliança.

Esta instituição de diplomacia internacional congrega uma rede de múltiplos países da Europa e da América que reúne estudantes universitários, jovens profissionais e investigadores de Relações Internacionais, com destaque para as esferas da Segurança e Defesa.

No âmbito da NATO, a YATA International assume-se, assim, como a principal organização jovem encarregue de promover o vínculo transatlântico e os valores imbuídos no Tratado do Atlântico Norte, tais como os da Segurança, Democracia e do Estado de Direito. A organização marca a sua intervenção na sociedade civil através de três vectores fundamentais, a saber: o estímulo do debate e da educação na sociedade civil em geral; o engagement activo dos jovens como líderes de opinião em temáticas relacionadas com a Segurança e Defesa; e o fomento da visibilidade e voz dos jovens na opinião pública sobre questões relacionadas com a Diplomacia transatlântica.

O recém-eleito Secretary General da YATA International, que irá acumular este cargo com o de presidente da Associação Juventude Portuguesa do Atlântico (AJPA)/YATA Portugal, destaca “a importância de Portugal ser voz activa nas decisões do organismo internacional que tutela as juventudes da NATO espalhadas pelo mundo”, acrescentando que “a Aliança pode esperar de Portugal a luta incessante pela promoção dos valores da Liberdade, Democracia e Pluralismo”.