Coimbra  28 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira de Lorvão já tem Espaço do Cidadão

10 de Fevereiro 2017 Jornal Campeão: Figueira de Lorvão já tem Espaço do Cidadão

A freguesia de Figueira de Lorvão, em Penacova, conta, desde o final de Janeiro, com o “Espaço do Cidadão”, que se encontra localizado na sede da Junta de Freguesia.

Na inauguração do novo serviço esteve presente Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, que enalteceu a importância deste espaço para a população: “a aproximação dos serviços públicos aos cidadãos, não só da freguesia de Figueira de Lorvão mas de todos aqueles que os pretendam utilizar, assenta numa política de descentralização que resulta na disponibilização, num único balcão, de vários serviços de grande utilidade, e permite que um maior número de pessoas usufrua de uma maior proximidade entre os serviços centrais do Estado e as suas necessidades”.

O édil destacou, ainda, as vantagens do “Espaço do Cidadão”, que permite facilitar “as deslocações a estes serviços e a garantia de um atendimento de proximidade, mais personalizado e com um maior conhecimento da realidade local, o que, sem dúvida, se traduz numa mais-valia para os cidadãos da freguesia de Figueira de Lorvão, mas igualmente para todos os penacovenses que agora têm ao seu dispor quatro ‘Espaços do Cidadão’”.

Esta é a quarta infraestrutura criada no Concelho de Penacova, estando as outras localizados em São Pedro de Alva (sede da União de Freguesias); Penacova (Paços do Concelho); e Lorvão (Sede da Junta de Freguesia).

A implementação deste espaço agora inaugurado foi coordenada pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa, em parceria com o Município de Penacova e a Junta de Freguesia de Figueira de Lorvão, bem como todas as entidades públicas cujos serviços se encontram disponíveis naquele espaço, que poderá, ainda, albergar outros, “contribuindo cada vez mais para o bem-estar das populações”, concluiu.

O “Espaço do Cidadão” está aberto ao público, nos dias úteis, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, disponibilizando, num posto único de atendimento, serviços da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT); Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB); Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC); Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU); Ministério da Saúde – Serviços Partilhados; Direção-Geral do Consumidor (DGC); Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF); Instituto da Segurança Social (ISS); Caixa Geral de Aposentações (CGA); Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT); Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP); Autoridade Tributária e Aduaneira (AT); Agência para a Modernização Administrativa (AMA). Ainda no mesmo espaço, os cidadãos poderão usufruir dos serviços administrativos da Junta de Freguesia e de um inovador Espaço Jovem e de Internet.

Wi-fi para todos

Ainda nesta ocasião, Humberto Oliveira aproveitou para dar a conhecer um novo projecto, no âmbito da modernização para 2017: alargar a rede wi-fi gratuita. O serviço já existe na zona circundante aos Paços do Concelho e na praia fluvial do Reconquinho, mas a ideia da autarquia é poder levar Internet gratuita, também, aos centros das vilas de Lorvão e São Pedro de Alva, e a Figueira de Lorvão.

Município apoia empresas

A Câmara Municipal de Penacova vai implementar regras “que facilitem e tornem mais claro o apoio à iniciativa económica e empresarial, promovendo o investimento e o empreendedorismo e visando a criação de postos de trabalho, a qualificação, a inovação e a utilização de novas tecnologias como modernização e aumento da competitividade”, esclarece o Município.

A proposta do presidente da Câmara foi aprovada por unanimidade pelo executivo municipal, no final de Janeiro, contudo, o regulamento terá, ainda, de passar pela Assembleia Municipal mas deverá ser aprovado, também, por unanimidade.

Humberto Oliveira referiu que é “determinante incentivar e promover o investimento no concelho, mas não qualquer investimento”, acrescentando que “imprescindível que este seja sustentado, que contribua decisivamente para a criação de novos postos de trabalho, que aposte na qualificação profissional, na inovação e nas novas tecnologias, tornando-se um fator determinante para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes, para a atração e fixação de população”.

A regulamentação dos Incentivos Extraordinários ao Investimento, associada aos já existentes, permite, segundo Humberto Oliveira, “criar um conjunto mais alargado de benefícios para quem se instale no concelho de Penacova e aqui crie novos postos de trabalho, bem como para os agentes económicos locais que pretendam ampliar os seus negócios ou criar novos projectos”.