Coimbra  25 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

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Figueira da Foz: Veleiro entrou no porto com a barra fechada

1 de Fevereiro 2019

Um veleiro espanhol que entrou, ontem, pelas 21h47, no porto da Figueira da Foz, quando a barra se encontrava fechada a embarcações de comprimento inferior a 35 metros, vai ser alvo de um processo de contra-ordenacional.

Segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN), “tendo assumido uma situação de risco elevado, o ‘skipper’ da embarcação poderá ter infringido a lei, facto que a confirmar-se constitui uma contra-ordenação punível com coima a graduar entre os 2 200 euros e os 3 700 euros”.

“Até que seja concluído o processo contra-ordenacional, caso o ‘skipper’ [comandante da embarcação] queira largar do porto da Figueira da Foz deverá prestar uma garantia bancária no valor de 2 200 a favor do Estado”, refere aquela entidade.

De acordo com a AMN, o capitão do porto da Figueira da Foz recebeu um contacto do patrão da Estação Salva-vidas para o movimento de um veleiro espanhol que se encontrava na zona da Nazaré, com rumo aparente para o porto da Figueira da Foz, podendo constituir uma situação de perigo, pois a barra encontrava-se encerrado à navegação para embarcações com menos de 35 metros, devido às condições de mar adversas.

Recebida a informação, o capitão do porto da Figueira da Foz contactou o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa dando conta de uma potencial situação de perigo, caso se confirmasse o movimento da embarcação em direção a este porto, pois contrariamente ao porto da Nazaré que estava aberto à navegação, o da Figueira da Foz estava encerrado como forma de garantir a segurança da navegação.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, a Capitania e a Polícia Marítima da Figueira da Foz efectuaram várias chamadas VHF (canal de emergência) para o veleiro, não tendo obtido qualquer resposta. Neste seguimento, o MRCC Lisboa contactou o MRCC Madrid, solicitando os contactos telefónicos da embarcação com registo espanhol.

Com recurso ao Sistema Costa Segura, foi confirmado que o veleiro indiciava intenção de entrar no porto da Figueira da Foz, pelo que o capitão do porto activou uma embarcação da Estação Salva-vidas da Figueira da Foz, com o objectivo de tentar divergir a embarcação, ou de prestar assistência próxima, dependendo da distância a que se encontrava dos molhes do porto da Figueira da Foz.

Recebidas novas informações por parte do MRCC Lisboa e da Polícia Marítima de que não obtinham resposta no canal de emergência, nem telefonicamente, da embarcação, o capitão do porto da Figueira da Foz indicou ao patrão da embarcação salva-vidas para que este avaliasse o estado da barra e, depois de atingido o ponto de não retorno, autorizou a entrada do veleiro no porto da Figueira da Foz, com acompanhamento próximo da embarcação salva-vidas.

Pelas 23h49, a embarcação atracou no porto da Figueira da Foz, acompanhada pela embarcação salva-vidas.

O veleiro em causa largou de Cascais no dia 22 de Janeiro, com destino anunciado ao porto de Vigo.

 

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