Coimbra  25 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz: Uma reinação com Trampas e Liberdade

25 de Fevereiro 2017 Jornal Campeão: Figueira da Foz: Uma reinação com Trampas e Liberdade

O “rei” Trampas (Carlos Queiroz) e a “rainha” Liberdade (Romana) já abriram as hostilidades do Carnaval de Buarcos – Figueira da Foz, no passado fim-de-semana, mas agora têm de provar o que valem nos desfiles de amanhã (domingo) e de terça-feira (dia 28).

Neste mundo nem tudo é um mar de rosas, ou não fosse “Trampas” e “Liberdade” o tema dos reis, no corso carnavalesco deste ano, “casados um contra o outro”. O “rei”, dono e senhor das suas vontades, irá tentar reinar com mão dura, contudo, terá forte oposição da “rainha”, acérrima defensora da liberdade e igualdade entre os povos.

A exemplo do ano passado, os três desfiles de Carnaval (incluindo um nocturno) são organizados pela Associação do Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz (ACBFF). “A autarquia decidiu, em boa hora, entregar a organização a quem percebe”, justifica o vereador João Portugal, recordando que nos anos anteriores os festejos do Carnaval eram assumidos directamente pela autarquia.

A edição deste ano conta com um orçamento a rondar os 100 000 euros, suportados por verbas próprias, apoio da autarquia e receitas publicitárias. A organização, para esta edição, investiu na qualidade dos carros alegóricos e, através da contratação de uma empresa especializada, será possível ver na avenida veículos alegóricos de grandes dimensões, totalmente adaptados ao tema do grupo que acompanham, registando-se também uma melhoria nas condições de som de cada um dos carros.

A organização tem como propósito “alicerçar o Carnaval de Buarcos enquanto evento de relevância nacional, com impacto positivo directo na promoção da economia do concelho da Figueira da Foz”.

Para o director da associação, José Gouveia, “a ACBFF está empenhada na garantia da sustentabilidade económica do evento, procurando ao mesmo tempo elevar a qualidade e, assim, garantir um acréscimo significativo de visitantes e, por conseguinte, a promoção nacional da Figueira da Foz”.

Por outro lado, a ACBFF criou nesta edição um sistema destinado a agências e organizadoras de eventos, introduzindo o conceito de “via verde” para grupos com 30 ou mais pessoas, oriundas de todos os pontos do país. Através de reserva e pagamento antecipado, estes grupos terão um ponto de entrada pré-definido e um local próprio para levantamento de ingressos nas bilheteiras.

A “Geringonça” com trio eléctrico

Cerca de 1 200 participantes, cinco grupos, três escolas de samba, nove carros alegóricos (um dos quais da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, com o tema “Geringonça”) e um trio eléctrico prometem muita animação no “sambódromo” figueirense.

Vamos primeiro ao calendário da animação, sempre na avenida do Brasil: No domingo (dia 26, 14h30) será o grande corso carnavalesco; na segunda-feira (dia 27, 21h30) o desfile nocturno das Escolas de Samba; na terça-feira (dia 28, 14h30) voltará o grande corso carnavalesco.

Estão confirmadas as presenças dos seguintes grupos e escolas de samba: Trio Eléctrico com aula de zumba ao vivo; Grupo do Carlos; Sociedade Instrução e Recreio de Lares; Grupo Instrução e Sport (GIS), de Buarcos; Grupo Samba Folia; Grupo Samba no Pé; Grupo do Casal do Rato; Carro da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião; Escola de Samba Novo Império; Escola de Samba A Rainha; Escola de Samba Unidos do Matogrosso.

Com o Carnaval Infantil, a ACBFF aposta no alargamento a mais escolas do concelho e implementou o conceito solidário. Os cerca de 2 000 alunos, professores e familiares que irão participar no evento foram desafiados a levar para o recinto um género alimentar, que será depois reunido e distribuído por Instituições Particulares de Solidariedade Social e associações do concelho da Figueira da Foz.

Para que ninguém falte ao Carnaval, este ano a organização lançou o “Kit Folião”, ao preço de 15 euros. Por este preço inclui dois bilhetes para os desfiles de domingo e de terça-feira, uma t-shirt do Carnaval de Buarcos – Figueira da Foz 2017, uma cabeleira multicor, um ‘voucher’ talonário da Boa-vai-Ela e a possibilidade de integrar o desfile no primeiro grupo.
Para obter o “kit” é necessário fazer reservar, através do endereço de email acbff.kitcarnaval@gmail.com, devendo depois ser levantado, no domingo, a partir das 12h00, na bilheteira da Ponte do Galante, junto ao início do cortejo.

Se a meteorologia ajudar, a avenida do Brasil – um dos maiores “sambódromos” naturais do país – vai voltar a encher-se de foliões, sambistas e populares para brincar ao Carnaval. Promete-se que não vai faltar a cor, alegria, ritmos quentes do samba, bem como a sátira política e a folia popular.