Coimbra  17 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz: “Terças com Poesia” na Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás

14 de Abril 2022 Jornal Campeão: Figueira da Foz: “Terças com Poesia” na Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás

Na noite do dia 19 de Abril de 2022, pelas 21h30, na Sala de Leitura da Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás, Vasco Gato apresenta a sua já extensa obra poética, naquela que é a 3.ª sessão do ano das “Terças Com Poesia”.

O poeta e tradutor, nascido em Lisboa, em 1978, realizou estudos superiores em Economia e Filosofia. Em 2000, torna público o primeiro de treze livros de poesia, intitulado Um Mover de Mão. Posteriormente, em 2016, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda — a casa editorial pública portuguesa — lançou a reunião da sua obra poética com o título Contra Mim Falo. Publicou ainda Daqui Ninguém Entra, texto teatral estreado em 2016 no Teatro da Comuna, em Lisboa. Em 2020, sairia o seu primeiro romance, Adius. Desde 2006, trabalha como tradutor literário, colaborando com as principais chancelas portuguesas. Escolhe e traduz autores estrangeiros não editados em Portugal para o programa Nada Será Como Dante da RTP2. Publicou duas selecções pessoais de poemas traduzidos a que deu o nome de Lacre e Lacrau.

Uma noite para ouvir e sentir a poética de Vasco Gato, em mais uma iniciativa que integra as Comemorações da Elevação em 1771 da Figueira da Foz a categoria de Vila e elevação a Cidade em 1882 e que conta com o apoio do Sol Engarrafado.

A entrada é livre, contudo sujeita à lotação da sala e ao cumprimento das normas definidas pela Direcção Geral da Saúde.