Coimbra  26 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz tem patente exposição sobre Cabo Mondego

15 de Julho 2020 Jornal Campeão: Figueira da Foz tem patente exposição sobre Cabo Mondego

O Núcleo Museológico do Mar, na Figueira da Foz, tem patente, até 30 de Setembro, a exposição fotográfica “Cabo Mondego – Ligação entre um monumento natural e a pegada humana”, de Janine Barreto, que procura captar as “principais características naturais deste espaço e todo o seu potencial aos mais diversos níveis”.

Com este registo, o autor pretende “partilhar” o local, pela sua importância histórica singular, pedagógica e cultural, mas também consciencializar o público sobre o tema, despertando o sentido crítico.

Janine Barreto nasceu em 1988, na Figueira da Foz. Completou a sua formação académica na área da música e mais recentemente começou a aperfeiçoar o seu olhar artístico e crítico através da fotografia.

O seu percurso fotográfico começou em Lisboa, com a fotografia de rua onde, no decorrer dos anos 2017 a 2019, realizou o projecto “retrato turístico”, uma reflexão acerca dos efeitos do turismo em massa na capital, mais concretamente nos bairros históricos.

O regresso à sua terra natal serviu de inspiração para a realização deste projecto, que foi sentida como um dever cívico, de forma a partilhar imagens que permitam alguma consciencialização sobre este sítio de elevada importância histórica, pedagógica e cultural, não só em contexto local e regional, mas também nacional.

A exposição pode ser visitada, de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 e, até 15 de Setembro, também aos sábados, das 14h00 às 19h00.