Coimbra  20 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz tem 11 praias com Bandeira Azul

6 de Julho 2023 Jornal Campeão: Figueira da Foz tem 11 praias com Bandeira Azul

Decorreu esta quinta-feira, no Cabedelo, a cerimónia do hastear da Bandeira Azul e Bandeira de Praia Acessível, sendo esta uma das 11 praias que este ano estão na Figueira da Foz galardoadas com o símbolo de excelência das zonas balneares.

A cerimónia foi presidida pelo vereador Ricardo Silva que felicitou-se por hastear a Bandeira Azul na praia responsável pelo aumento do número de bandeiras azuis que o concelho tinha no passado.

Ricardo Silva destacou que o investimento do Município para a época balnear ascende a cerca de um milhão de euros.

“Este ano, o valor da limpeza das praias ronda os 260 mil euros; mais 120 mil que nos anos anteriores. Há o reforço da limpeza desde as praias de Quiaios à praia da Leirosa. Há ainda o reforço do número de recipientes para a recolha dos resíduos sólidos”.

O vereador também informou que as piscinas aquecidas nas praias devem estar concluídas até o dia 31 de Julho. “Estava prevista a instalação de uma piscina entre a Ponte do Galante e a Rotunda do Pescador, para dinamizar esta praia que é pouco utilizada”. O vereador pontuou aos presentes que, perante as manifestações contrárias à remoção de parte do coberto vegetal – já que implicava para a instalação da piscina remover parte deste coberto – “foi decidido transferir a piscina para Buarcos e o senhor Presidente Pedro Santana Lopes anunciou a instalação de outra na praia da Figueira, em frente à de pista de atletismo. Assim ninguém fica prejudicado”, sublinhou.

Ainda sobre a época balnear, Ricardo Silva destacou que este ano a Figueira da Foz vai oferecer aos banhistas três circuitos de carros eléctricos no areal urbano. No ano passado, o serviço de transfer foi assegurado por um veículo que ficou à disposição para transportar gratuitamente os banhistas pelo areal, encurtando distâncias. Este ano, além de dois carros na Praia da Claridade, haverá um serviço entre a Ponte do Galante e Buarcos.

O vereador salientou também que o Município não tem medido esforços para a contratação de nadadores-salvadores. “A Figueira da Foz é um dos concelhos do país que tem mais nadadores-salvadores. Não é fácil, mas estamos a tratar do assunto e vamos resolver a breve trecho”. O problema da contratação de nadadores-salvadores para as praias e piscinas não é exclusivo da Figueira da Foz. O constrangimento no que diz respeito à contratação de profissionais qualificados para a época balnear tem sido uma crescente preocupação para as autoridades portuguesas em todo o país.

Presente na cerimónia, o presidente da Junta de Freguesia de São Pedro – que para além de Cabedelo conta com mais duas praias galardoadas com a bandeira azul (Cova Gala e Cova Gala – Hospital) – manifestou-se muito orgulhoso com o hasteamento da terceira bandeira. “Estou muito feliz por ter mais uma Bandeira Azul na freguesia, especialmente na praia do Cabedelo, o que é algo excelente para São Pedro e todos os que cá visitam”.

A cerimónia de hasteamento contou com a presença de representantes de diversas entidades oficiais, nomeadamente as que prestam assistência às praias e aos veraneantes: Capitania do Porto, Administração do Porto, PSP, Protecção Civil e Nadadores-Salvadores, Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Corpo de Bombeiros Voluntários e de Bombeiros Sapadores, da Assembleia e Executivo Municipais.

As praias galardoadas no concelho da Figueira da Foz são as seguintes:

Praia de Quiaios (Bandeira Azul e Praia Acessível)

Praia da Murtinheira (Bandeira Azul)

Praia do Cabo Mondego (Bandeira Azul)

Praia da Tamargueira (Bandeira Azul e Praia Acessível)

Praia de Buarcos (Bandeira Azul e Praia Acessível)

Praia do Relógio (Bandeira Azul e Praia Acessível)

Praia do Cabedelo (Bandeira Azul e Praia Acessível)

Praia da Cova-Gala Hospital (Bandeira Azul)

Praia da Cova Gala (Bandeira Azul)

Praia da Costa de Lavos (Bandeira Azul)

Praia da Leirosa (Bandeira Azul e Praia Acessível)