Coimbra  20 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz tem 10 praias com Bandeira Azul

22 de Junho 2020 Jornal Campeão: Figueira da Foz tem 10 praias com Bandeira Azul

Foram hoje hasteadas a Bandeira Azul nas praias da Figueira da Foz, símbolos que identificam a boa qualidade dos areais e do mar no litoral do concelho.

A cerimónia decorreu junto à praia da Torre do Relógio, com a presença, entre outros, de Carlos Monteiro (presidente da Câmara Municipal) e Nuno Bravo (Agência Portuguesa do Ambiente).

Num breve balanço do fim-de-semana que marcou a abertura da época balnear na Figueira da Foz, Carlos Monteiro garantiu que “correu bem, porque a época balnear precisa de um conjunto de coisas que existem aqui: sol, praias com água de qualidade, nadadores-salvadores e de área para poder haver distanciamento e acessíveis a todos”.
Segundo adiantou o autarca, a Câmara quer que “as pessoas possam ir à praia em segurança”, por isso sugere a escolha, em primeiro lugar, de praias vigiadas. “Depois, se quiserem, praias com Bandeira Azul e que se cumpra o distanciamento necessário para contrariarmos esta pandemia que, acreditamos, está numa fase de retrocesso”, acrescentou.

O concelho da Figueira da Foz conta, este ano, com 10 praias galardoadas com Bandeira Azul, uma a mais do que no ano transacto, encontrando-se assim na frente da região Centro, com o maior número de bandeiras.

As praias de Buarcos, Cabo Mondego, Praia do Relógio, Leirosa, Murtinheira, Quiaios, Tamargueira, Cova Gala e Cova Gala – Hospital viram assim a sua qualidade comprovada por mais um ano, juntando-se a estas, pela primeira vez, a praia da Costa de Lavos.

Estas praias irão ostentar uma Bandeira Azul hasteada, excepto a praia da Costa de Lavos que terá de aguardar que terminem as obras nos passadiços e a pedonalização do prolongamento da avenida vereador José Elísio.