Coimbra  24 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz: “Saal” tempera tempo de férias

14 de Agosto 2018 Jornal Campeão: Figueira da Foz: “Saal” tempera tempo de férias

O espectáculo “Saal”, apresentado na Figueira da Foz de 17 a 19 de Agosto, explora o universo das salinas e, numa articulação entre a dança e o teatro, leva ao palco os gestos dos marnoteiros e as suas histórias.

Dirigido pela coreógrafa Filipa Francisco, “Saal” foi concebido em torno das salinas figueirenses, dos trabalhadores (marnoteiros) e das suas histórias, contando, em palco, com a presença de oito pessoas de associações locais de teatro amador, duas das quais possuem relação directa com o trabalho do sal.

Os oito participantes juntaram-se a Filipa Francisco, à bailarina Susana Gaspar e ao músico Ricardo Freitas para construírem, em conjunto, em vários meses de trabalho, o espectáculo que vai ser apresentado no Sport Clube de Lavos, disse à agência Lusa a directora artística.

No espectáculo, que conta com música ao vivo, os testemunhos surgem de forma natural no meio das composições de Ricardo Freitas.

Do trabalho nas salinas, os participantes aprenderam os diferentes gestos da actividade de um marnoteiro para os incorporar no espectáculo, que conta com a participação de Ana Ribeiro, António Vaz, Elias, Gilda, Lurdes Cavaleiro, Manuel Loureiro, Maria José e Vítor Costa.

“Saal” tem lotação limitada, sendo necessária a reserva através de mundoemrebolico@gmail.com ou mediante o telefone 91 17 25 359.