Coimbra  16 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz: S. João com Blaya, Miguel Gameiro e Rouxinol Faduncho

31 de Maio 2019

O programa das Festas da Cidade da Figueira da Foz e de S. João 2019 inicia-se já amanhã (sábado) e inclui o desporto, as artes, gastronomia, concertos, marchas populares, fogo-de-artifício, fogueiras, arraiais e o banho santo.

Ana Moura (amanhã, 01 de Junho) e Rocio Molina (15 de Junho) vão actuar no CAE, enquanto Blaya (dia 20), Miguel Gameiro (dia 21) e Rouxinol Faduncho (dia 23) são os três artistas que subirão ao palco na Praça do Forte.

O cartaz foi dado hoje a conhecer e o orçamento geral dos festejos promovidos pela Câmara Municipal da Figueira da Foz é de 207 000 euros, menos 20 000 eurosdo que em 2018.

O programa das Festas da Cidade e de S. João inicia-se, neste sábado, com a ligação da iluminação decorativa e com um grande nome da música portuguesa, Ana Moura, que actua no CAE assinalando o 17.º aniversário deste equipamento municipal.

Sob o lema ‘Figueira Famílias Felizes’, sábado e domingo, entre as 14h00 e as 18h00 decorrem também, no Parque das Abadias, as comemorações do Dia Mundial da Criança, com o apoio da Águas da Figueira.

No desporto destaca-se o Hugo Almeida FootVoley Cup / Portugal Series, entre 07 e 09 de Junho; a Meia Maratona Internacional da Figueira da Foz, no dia 10 de Junho; os Campeonatos Nacionais Universitários de Desportos de Praia, de 11 a 13 de Junho; o Madjer Youth Cup, entre 21 e 23 de Junho; o Hugo Almeida FootVoley Cup / European Series, a 28 e 29 de Junho.

A Taça de S. João do Núcleo dos Antigos Remadores da Associação Naval 1.º de Maio, amanhã, e a Regata de São João do CNAFF, 22 de Junho, completam o programa desportivo da quadra festiva onde a boa disposição é garantida no dia 15 de Junho pela Regata + Louca do Mondego, uma organização dos Escuteiros Marítimos, que promete proporcionar uma tarde divertida e inesquecível no rio Mondego junto à Praça da Europa.

Entre 07 e 09 de Junho, a Festa da Sardinha da Malta do Viso, regressa ao Coliseu Figueirense onde o menu não podia ser mais típico: sardinha assada, broa, caldo verde e muita música pelo Duo SanPedro.

A 08 de junho realiza-se a 1.ª edição do República ConVida, uma iniciativa organizada pela Sociedade Filarmónica Dez de Agosto, ACIFF e pela CMFF, cujos objectivos prendem-se com a dinamização do comércio tradicional desta zona da cidade.

Entre 14 e 24 de Junho, no Parque da Avenida de Espanha, abre a clássica Feira de S. João, com as tradicionais diversões e jogos e onde as farturas não vão faltar.

Feira das Freguesias

De 20 a 30 de Junho, na Praça do Forte, decorre a Feira das Freguesias, com a participação de todas, onde se celebra a gastronomia típica do concelho, os produtos endógenos e onde sobem ao palco os artistas de renome nacional e internacional, Blaya, Miguel Gameiro e Rouxinol Faduncho.

O folclore também marca presença através das colectividades, com destaque para o Festival de Folclore Ibérico António Maia Cardoso.

A edição deste ano promete diminuir a pegada ecológica e fazer uma “caça” aos plásticos descartáveis. A Feira das Freguesias foi seleccionada como o evento da Figueira da Foz para as celebrações da Região Europeia da Gastronomia em 2021.

Ainda no âmbito da gastronomia, mas nos restaurantes aderentes, destaca-se o Festival das Caldeiradas, uma organização da Associação Gastronómica Figueira com Sabor a Mar, a decorrer entre 21 e 30 de Junho.

A noite mais longa do ano, dia 23 de Junho, a de São João, arranca às 21h30 com o primeiro desfile das Marchas Populares, entre o Johnny Ringo e a Praça do Forte, com quatro marchas a concurso e três convidadas, às quais se junta a Imperial Neptuna Académica, que, como dita a tradição, abre este primeiro desfile.

Posteriormente, no molhe interior sul, terá lugar o aguardado espetáculo piromusical com multimédia, seguido da actuação do artista Rouxinol Faduncho e dos tradicionais arraiais populares, festa do Banho Santo e fogueiras de São João na Praia do Forte.

Já a 24, dia da cidade, as comemorações começam pela manhã com a cerimónia de atribuição de distinções honoríficas, no CAE, e durante a tarde têm lugar as celebrações religiosas: missa, procissão e bênção de mar. Ao início da noite, no Coliseu Figueirense, decorrerá o segundo desfile das Marchas Populares, que recebe também duas convidadas e a Tuna Bruna.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com