Coimbra  25 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz: Romana é a “rainha” do Carnaval de Buarcos

1 de Fevereiro 2017 Jornal Campeão: Figueira da Foz: Romana é a “rainha” do Carnaval de Buarcos

A cantora Romana é a “rainha” do Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz, que foi apresentado, hoje, ao princípio da noite, enquanto o “rei” é Carlos Queirós, folião local ligado ao Entrudo.

O vereador do Turismo, João Portugal, salientou que a Câmara Municipal continua a apoiar este evento, que teve “um reforço de mais de 6 000 euros”, os quais se destinam ao desfile do Carnaval infantil, que vai envolver mais de 2 000 crianças.

José Gouveia, presidente da associação do Carnaval, explicou que o evento está orçado em 100 000 euros, vai envolver mais de 1 200 figurantes, cinco grupos, três escolas de samba, nove carros e muitas outras surpresas.

Também Paulo Gonçalves, da organização, deu algumas achegas sobre o Carnaval Infantil Solidário, no dia 24, em que as crianças levam um bem alimentar, que posteriormente será distribuído por famílias carenciadas.

O dirigente carnavalesco falou, ainda, de um possível ‘kit’ destinado à hotelaria/restauração, com boas condições para “todos aqueles que no período do Carnaval possam ter uma estadia mais prolongada na cidade”.

O “rei” Carlos Queirós é um ilustre licenciado dos desfiles dos carnavais, do Grupo do Carlos, que promete ser diferente e trazer muita alegria. A “rainha” Romana, ladeada pelas damas de honor, diz “já sentir essa energia e sintonia da folia”, mas, acima de tudo, “espera divertir-se, porque já chega de crise”.

O Carnaval quer voltar a afirmar-se como o grande evento de Inverno do concelho e é organizado pelo segundo ano consecutivo pela Associação do Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz (ACBFF), depois de ter sido promovido ao longo de mais de uma década pela autarquia local.

Os promotores pretendem alicerçar a relevância nacional do evento “com impacto positivo directo na promoção da economia do concelho da Figueira da Foz”.

Os corsos carnavalescos irão realizar-se nos dias 26 (domingo) e 28 (terça-feira), com o programa a iniciar-se no próximo dia 11, com a apresentação dos samba-enredo das três escolas de samba participantes, prosseguindo no dia 19 com a chegada à estação da CP dos “reis” do Carnaval, seguida de percurso urbano até à vila de Buarcos.