Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz recebe terreno para viabilizar construção da variante a Quiaios

5 de Abril 2024 Jornal Campeão: Figueira da Foz recebe terreno para viabilizar construção da variante a Quiaios

A Junta de Freguesia de Quiaios, no concelho da Figueira da Foz, doou uma área de 8,5 hectares de terreno à Câmara Municipal para viabilizar a construção de uma variante rodoviária que sirva a localidade.

A informação de que a escritura de doação foi realizada na manhã desta sexta-feira foi avançada esta tarde pelo presidente da autarquia, Pedro Santana Lopes, em reunião ordinária.

O autarca explicou que o terreno doado vai servir para efectuar uma permuta com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), procedimento fundamental para viabilizar a construção da variante a Quiaios.

A futura variante terá uma extensão de cerca de quatro quilómetros e deverá usar o traçado correspondente a um aceiro que já existe, dentro de uma área que é propriedade do ICNF.

“É uma estrada fundamental para garantir o ordenamento da circulação em Quiaios e para aliviar aquela localidade do congestionamento que tem actualmente”, sustentou Santana Lopes, em declarações aos jornalistas.

O presidente da Câmara da Figueira da Foz estimou que a futura variante possa representar um investimento na ordem dos dois milhões de euros e esteja lançada e em execução ainda neste mandato.

Apesar do projecto de obra ainda não estar definido, Santana Lopes adiantou que a via terá uma faixa de circulação para cada lado e ciclovia. “Será uma estrada tão eco quanto possível”, sublinhou. A futura via vai ligar a localidade de Quiaios à praia com o mesmo nome.