Coimbra  24 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

 

Figueira da Foz recebe Hugo Almeida Futevolei CUP na próxima semana

18 de Junho 2021 Jornal Campeão: Figueira da Foz recebe Hugo Almeida Futevolei CUP na próxima semana

A 9.ª edição da Hugo Almeida Futevolei Cup vai decorrer a 24, 26 e 27 de Junho, na praia de Buarcos, e conta com o apoio de seis mil euros, logístico e isenção de algumas taxas por parte do Município da Figueira da Foz.

O evento foi apresentado esta quinta-feira (17), no jardim interior do Centro de Artes e Espectáculos (CAE) da Figueira da Foz. Este momento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Carlos Monteiro; da vereadora do Desporto, Mafalda Azenha; do ex-futebolista Hugo Almeida; e de dois elementos da organização da prova, João Alves e Ruca.

Carlos Monteiro referiu que é com “muito gosto” que a autarquia patrocina o evento e recordou o trabalho que foi feito no concelho no que diz respeito a desportos de praia por Rui Loureiro, que organiza o rugby de praia desde 2010; Pedro Dias, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que trouxe futebol de volta para a Figueira e para Buarcos; e por Hugo Almeida, com este torneio de futevolei.

O autarca lembrou ainda o papel de João Ataíde que, numa altura em que não havia dinheiro, estimulou o rugby e o arranque destes grandes eventos de praia, criando uma marca distintiva para a cidade – FigueiraBeachSportsCity.

“Hoje, tenho o gosto de ouvir que a Figueira é a capital dos desportos de praia”, disse Carlos Monteiro, enfatizando que há “condições naturais para isso e vontade que assim seja”.

A propósito da situação de pandemia, o edil lembrou que espera que a actividade desportiva seja retomada. “Fizemos uma grande aposta nas actividades desportivas até no conceito de Figueira cidade saudável e cidade amiga do desporto, mas queremos ter este equilíbrio de ter actividade desportiva, não colocando em causa as normas de segurança”.

Mafalda Azenha sublinhou a capacidade da Figueira da Foz, quer seja pelas suas condições naturais, pela “capacidade de receber grandes eventos” ou pelas sinergias criadas entre o Município e entidades locais, nacionais e estrangeiras. “É sinal de que o investimento está a dar resultado, todos juntos estamos a conseguir promover esta marca e o evento do Hugo faz parte também deste conjunto de acções que realizamos como cidade, como um todo”, referiu a vereadora.

Hugo Almeida mostrou-se satisfeito ter o apoio do Município, agradeceu a Carlos Monteiro o facto de “acreditar em nós” e continuar a apoiar o projecto, e deixou uma palavra de apreço a João Ataíde, que o impulsionou a “abrir estes torneios” e fez com que o torneio “fizesse parte dos planos da Figueira e do Figueira Beach Sports City”.

Ruca e João Alves apresentaram o quadro competitivo, que irá contar, no dia 24 de Junho, com 20 duplas regionais, de entre as quais se vão apurar quatro que se irão juntar, no sábado, 26 de Junho, às 20 duplas nacionais que irão entrar em competição.

No domingo, 27 de Junho, realizam-se os quartos-de-final, as meias-finais e a final, esta com transmissão televisiva na Bola TV e RTP 2.

Segundo a Câmara Municipal da Figueira da Foz, a iniciativa irá cumprir com todas as medidas sanitárias determinadas pela Direcção-Geral da Saúde, estando, no entanto, ainda por determinar se e como poderá ser assegurado o acesso de público às bancadas.