Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz recebe Festa do Cinema Italiano

29 de Abril 2024 Jornal Campeão: Figueira da Foz recebe Festa do Cinema Italiano

O Centro de Artes e Espectáculos (CAE) vai receber a Festa do Cinema Italiano. Composta por seis sessões, incluindo uma dedicada às escolas, esta celebração cinematográfica traz consigo não apenas a magia do cinema italiano, mas também uma exposição fotográfica.

De 1 de Maio a 30 de Junho, os fãs da cultura italiana podem desfrutar da exposição de fotografia intitulada “Siamo Donne – As Divas do Cinema Italiano”, em exibição na Sala Afonso Cruz.

A abertura oficial da festa está marcada para sábado, 11 de Maio, às 17h00, com a exibição do filme “Ainda Temos o Amanhã”, de Paola Cortellesi, uma obra que retrata o poder do amor e da escolha em tempos desafiadores. Este filme, um dos grandes sucessos de bilheteira do cinema italiano recente, promete envolver e emocionar o público.

A programação de sábado continua às 21h30 com a exibição de “Mamma Roma”, de Pier Paolo Pasolini, uma obra-prima que conta com a brilhante interpretação de Anna Magnani. Este filme é uma das primeiras incursões de Pasolini no retrato dos marginais da sociedade italiana. No domingo, 12 de Maio, o CAE recebe, às 17h00, “Obrigado, Rapazes”, de Riccardo Milani, uma história tocante sobre redenção e o poder transformador do teatro. Às 21h30, é a vez de “Feios, Porcos e Maus”, de Ettore Scola, uma sátira tragicómica que conquistou o Prémio para Melhor Realização no Festival de Cannes de 1976.

A celebração encerra na segunda-feira, 13 de Maio, com uma sessão especial para escolas, às 10h00, com a exibição do filme “Um Beijo”, de Ivan Cotroneo, uma obra vibrante sobre as complexidades da adolescência e da aceitação. Às 21h30, o evento termina com chave de ouro com “Piccolo Corpo”, de Laura Samani, filme vencedor da 14.ª edição da Festa do Cinema Italiano, um drama baseado numa crença popular italiana.

Os bilhetes para as sessões do público em geral estão disponíveis por 4 euros, com a opção de adquirir um pack de 5 sessões por 12 euros. Para as sessões dedicadas às escolas, a entrada é gratuita mediante inscrição prévia.