Coimbra  4 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz recebe Andreas Noe, o “Viajante do Lixo”

29 de Agosto 2020 Jornal Campeão: Figueira da Foz recebe Andreas Noe, o “Viajante do Lixo”

A Figueira da Foz recebe, amanhã (30), o biólogo molecular alemão Andreas Noe que, equipado com um ukulele e uma prancha de surf feita a partir de lixo marítimo, iniciou, a 15 de Agosto, uma viagem a pé de Caminha a Vila Real de Santo António, com desperdício zero.

Este é um projecto ambiental, intitulado “The Plastic Hike”, com o objectivo de mostrar que também é possível viajar de forma sustentável, alertando para os problemas ambientais e de sustentabilidade.

Na Figueira da Foz, o encontro com Andreas está marcado para as 09h30, a Sul da praia da Costa de Lavos.

A limpeza irá estender-se até à praia da Leirosa e qualquer pessoa interessada pode voluntariar-se, relembrando o Município que todas as regras de segurança devem ser cumpridas, tais como o distanciamento social, o uso de máscara, luvas e sacos de lixo descartáveis. O lixo recolhido será levado pela Câmara Municipal para tratamento.

“The Plastic Hike” visa consciencializar sobre o impacto negativo do plástico descartável no litoral português e, consequentemente, accionar possíveis soluções do sector público e privado para reduzir o seu uso e aumentar a sua reutilização e reciclagem.

Ao fim de 12 dias de “jornada”, que se encontra a ser documentada na conta de Instagram de Andreas e que conta com uma equipa de filmagem, uma vez que o projecto pretende culminar num documentário, já foram recolhidos 372 50 kg de lixo e 81 máscaras de protecção.