Coimbra  20 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz recebe 2.ª edição do TransforMAR

31 de Julho 2019

A praia de Buarcos, na Figueira da Foz, recebe a 2ª edição do TransforMAR, de sexta-feira (02) a domingo (04), entre as 10h00 e as 19h00.

A iniciativa pretende sensibilizar os veraneantes a entregarem as suas embalagens de plástico e metal, evitando, assim, que as mesmas acabem no mar e possam ser transformadas num benifício para a comunidade.

O projecto surge de uma acção pioneira do Lidl Portugal, juntamente com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Eletrão, Quercus, Associação Zero e Agência Portuguesa do Ambiente (APA), e pretende “sensibilizar para a importância de uma boa conduta ambiental em praia e para os principais da economia circular – atraves da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos”.

Esta 2.ª edição está presente, durante 45 dias, em 15 praias de Norte a Sul do país, promovendo a recolha, num depósito próprio, não só de embalagens de plástico, mas agora também de metal, produzidos pelos veraneantes enquanto usufruem do seu tempo em praia, com a promessa de que estes serão transformados num benefício para a comunidade.

Em paralelo decorre, durante o Verão, a entrega às comunidades dos equipamentos de actividade física produzidos a partir de plástico recolhido na 1.ª edição do projecto TransforMAR.

A escolha deste novo destino dado ao plástico, parte do propósito de aliar estilos de vida saudáveis a escolhas responsáveis.

De relembrar que na 1.ª edição, que decorreu no Verão passado, o TransforMAR passou por 14 praias, de Norte a Sul do país, e no total foram recolhidas 1,5 toneladas de material plástico, que correspondem a cerca de 88 mil unidades, cabendo à Electrão, parceira do projecto, toda a operação de recolha e reciclagem dos resíduos.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com