Coimbra  9 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz recebe 11.ª edição Beach Rugby

29 de Junho 2021 Jornal Campeão: Figueira da Foz recebe 11.ª edição Beach Rugby

A 11.ª edição do Foz Plaza Figueira Beach Rugby International vai realizar-se, no próximo fim-de-semana, 3 e 4 de Julho, na Figueira da Foz, com a presença de 30 equipas, num total de 450 atletas de seis países.

Portugal, Alemanha, Bélgico, Holanda, França e Espanha são as selecções que vão marcar presença no encontro, que se vai realizar sem a presença de público e que é, actualmente, “uma referência para o país e para a Europa”, disse o presidente da Federação de Rugby, Carlos da Silva.

Esta edição conta com a novidade de existirem “quase tantas equipas femininas como masculinas”, destacou o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, uma vez que vão participar 14 equipas femininas e 16 masculinas, sendo que a vencedora irá receber um prémio de 1 500 euros.

O autarca explicou também que este ano se vai manter a preocupação ambiental. Desta forma, à semelhança do ano passado, vai proceder-se à utilização de copos reutilizáveis e, também os atletas, vão utilizar garrafas reutilizáveis que podem encher em diversos pontos de água espalhados pelo recinto.

Para além dessa preocupação, a organização do evento – Doctor Sport –, representada por Rui Loureiro, adiantou que vai ainda apoiar o projecto comunitário “CASA”, que se direcciona aos sem-abrigo, atribuindo 50 cêntimos por cada ensaio.

A este respeito, Rui Loureiro afirmou que a vinda de cerca de 450 atletas representa mais de mil dormidas na Figueira da Foz, neste fim-de-semana.

“Apesar deste projecto ter avançado em 2009, uma altura complicada para a Câmara Municipal, conseguimos levá-lo a bom porto”, acrescentou o representante da empresa Doctor Sport.